NOTÍCIA ANTERIOR
Após alta de 20% nos alunos de cursos à distância, ministro quer travar uso da EAD na área da saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC define regras para preenchimento de vagas remanescentes do Fies
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/09/2017 | Educação
Apenas 6% dos cursos obtêm conceito máximo no Enade 2016
Resultado do Conceito Enade foi divulgado nesta sexta-feira (1º). Alunos de medicina tiveram a maior taxa de comparecimento à prova, que é obrigatória.

Apenas 6% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 conseguiram conceito máximo na prova (veja, abaixo, lista dos cursos avaliados). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O desempenho das universidades federais é melhor do que o da rede privada. As federais tiveram 43% das instituições com conceito 4 e 16% com o conceito 5. Enquanto isso, nas privadas, os percentuais foram, respectivamente de 19% e 3%.

A Universidade de São Paulo (USP) chegou a fazer o Enade em uma "experiência piloto" no anos de 2013-2014, mas como sua adesão é facultativa, a instituição optou por não participar nas demais edições por ter divergências com o modelo de avaliação adotado, de acordo com sua assessoria de imprensa.

O Enade avalia o quanto os estudantes dominam os conteúdos específicos do seus cursos e da formação geral. A participação na prova é obrigatória: sem ela, o universitário não consegue pegar o diploma.

Entre os cursos de bacharelado avaliados, o índice mais alto de comparecimento à prova foi dos concluintes do curso de medicina. Já o maior índice de falta ficou com os universitários de educação física, que tiveram 83% de comparecimento.

A partir de novembro, o governo federal deve divulgar outros dois índices que tomam a prova do Enade como base, que são o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Eles ainda estão em processamento e vão incluir, além do desempenho dos alunos, questões como corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e ainda a avaliação dos cursos pós-graduação de cada instituição junto a Capes. No ano passado, 11% dos cursos de graduação tiveram conceito abaixo da média no CPC.

Números do Enade 2016

216.064 - estudantes inscritos
195.757 - fizeram a prova
4.300 - cursos avaliados
997 - universidades, facuIdades e centros de educação avaliados

Áreas de conhecimento avaliadas

Em 2016, foram avaliados cursos das áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Entre os bacharelados estão:

Agronomia
Biomedicina
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Serviço Social
Zootecnia


Perfil e situação financeira

O Enade também aplica um questionário sócio-econômico aos estudantes. Os dados mostram que a maioria dos estudantes é autodeclarada branca (51,7%), seguida dos pardos (36,1%). Os solteiros respondem por 74,4%. O perfil da amostra mostra que a maioria tem até 25 anos (46,9%), mora com os pais (54,6%) e tem renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (47,6%).

O levantamento mostrou ainda que 9,8% dos universitários contam com algum tipo de programa governamental para se manter na universidade.
Situação financeiras dos estudantes - Enade 2016
Levantamento do questionário socioeconômico.

Como é a estrutura da prova do Enade

Ela tem 40 questões, divididas em duas partes. A primeira, com 10 itens, é a Formação Geral (FG). Nela são abordados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Na segunda parte, com 30 questões, o Componente Específico (CE) considera os conteúdos de cada profissão.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.