NOTÍCIA ANTERIOR
Casos de gripe suína não alteram calendário escolar na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mais de 25 mil professores se inscrevem para a capacitação do MEC
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/07/2009 | Educação
Ao menos 4 municípios de SP adiam volta às aulas devido à gripe suína
Ao menos quatro municípios de São Paulo decidiram adiar a volta às aulas devido à gripe suína, como é chamada a gripe A (H1N1). O Estado tem o maior número de vítimas e registra 16 mortes, o país soma 33.

DF decide adiar retorno às aulas devido à gripe suína

As férias foram prorrogadas em Osasco e Diadema (região metropolitana), Campinas (a 93 km de São Paulo) e Indaiatuba (a 102 km de SP).

O recesso do meio do ano também foi adiado no Sesi (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo). Cerca de 150 mil alunos serão afetados pela medida.

De acordo com a instituição, o retorno às aulas estava previsto para a próxima terça-feira (28), mas será adiado em uma semana, começando apenas no dia 4 de agosto. "A medida é preventiva e visa combater o contágio do vírus Influenza A (H1N1)", informou a instituição por meio de nota.

Em Osasco, as aulas no ensino municipal serão retomadas no dia 3 de agosto. Em Diadema, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas voltarão na quarta-feira (29).

Em Indaiatuba, as aulas da pré-escola e do ensino fundamental serão adiada por mais uma semana, com início previsto para o dia 3 de agosto. A Prefeitura de Campinas informou que adiou o início das aulas da rede municipal do dia 27 de julho também para o dia 3 de agosto.

"Durante esta semana vamos aguardar a evolução da epidemia na cidade e observar um pouco mais o comportamento da doença", disse o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Nesta sexta, a prefeitura confirmou mais duas mortes por gripe suína na região de Campinas.

Na quinta (23), os ministérios da Saúde e da Educação recomendaram na quinta-feira (23) que os alunos que apresentarem os sintomas da gripe suína procurem um médico de confiança e, dependendo da orientação, fiquem em casa.

De acordo com o Ministério da Saúde, a possibilidade de adiar volta às escolas da rede pública de ensino em decorrência da doença ainda está em discussão com as secretarias estaduais de Saúde. Segundo o governo, cada Estado tem autonomia para prorrogar as férias escolares, caso achar necessário.

Mortes

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira mais duas mortes de pacientes com gripe suína em São Paulo e confirmou as outras duas mortes anunciadas na região de Campinas. Entre as vítimas estão uma criança de quatro anos e uma gestante.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.