DATA DA PUBLICAÇÃO 01/10/2009 | Informática
Anúncios na internet ultrapassam televisão pela 1ª vez no Reino Unido
A internet tornou-se o principal meio de propaganda do Reino Unido, de acordo com pesquisa dos grupos Internet Advertising Bureau e PricewaterhouseCoopers.
De acordo com o estudo, as vendas de anúncios para internet no país europeu ultrapassaram as na televisão pela primeira vez no primeiro semestre deste ano, noticiou o jornal "The Wall Street Journal" nesta quarta-feira (30).
As vendas de publicidade na internet cresceram 4,6% no ano para 1,75 bilhão de libras (US$ 2,78 bilhões), alcançando 23,5% do mercado.
Já a propaganda na televisão caiu 16,1%, para 1,64 bilhão de libras, ficando em segundo lugar, com 21,9% do setor, de acordo com a pesquisa.
Não somente as emissoras de TV comerciais tiveram que lidar com fatia menor do mercado, mas também o setor de publicidade como um todo do Reino Unido se retraiu este ano. Em 2009, reduziu-se 16,6% comparado com o ano anterior, para 7,47 bilhões de libras de acordo com o World Advertising Research Council.
EUA
De acordo com o Grupo M, a publicidade on-line contou apenas por 13,9% das vendas nos Estados Unidos em 2008. Já a TV teve ainda um mercado de 43,4%.
O analista Ian Maude, da Enders Analysis, atribui esta diferença marcante de cada lado do oceano Atlântico a diferentes fatores, como a existência da BBC no Reino Unido, TV pública livre de publicidade.
Mas ele também aponta uma tendência maior nos consumidores britânicos para comprar pela internet, que conduz à maior quantidade de anúncios nesta mídia.
"A TV mantém seu papel como a grande mãe dos suportes de vendas de anúncios", mas a "principal condutora dos anúncios on-line no Reino Unido tem sido a busca, principalmente pelo Google", diz o analista.
De acordo com o estudo, as vendas de anúncios para internet no país europeu ultrapassaram as na televisão pela primeira vez no primeiro semestre deste ano, noticiou o jornal "The Wall Street Journal" nesta quarta-feira (30).
As vendas de publicidade na internet cresceram 4,6% no ano para 1,75 bilhão de libras (US$ 2,78 bilhões), alcançando 23,5% do mercado.
Já a propaganda na televisão caiu 16,1%, para 1,64 bilhão de libras, ficando em segundo lugar, com 21,9% do setor, de acordo com a pesquisa.
Não somente as emissoras de TV comerciais tiveram que lidar com fatia menor do mercado, mas também o setor de publicidade como um todo do Reino Unido se retraiu este ano. Em 2009, reduziu-se 16,6% comparado com o ano anterior, para 7,47 bilhões de libras de acordo com o World Advertising Research Council.
EUA
De acordo com o Grupo M, a publicidade on-line contou apenas por 13,9% das vendas nos Estados Unidos em 2008. Já a TV teve ainda um mercado de 43,4%.
O analista Ian Maude, da Enders Analysis, atribui esta diferença marcante de cada lado do oceano Atlântico a diferentes fatores, como a existência da BBC no Reino Unido, TV pública livre de publicidade.
Mas ele também aponta uma tendência maior nos consumidores britânicos para comprar pela internet, que conduz à maior quantidade de anúncios nesta mídia.
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