DATA DA PUBLICAÇÃO 30/12/2011 | Política
Anúncio de metrô leve no ABCD fica para janeiro
Projeto terá integração com novos corredores de ônibus de São Bernardo
O governo federal deverá anunciar em janeiro a construção da linha 18 bronze do Metrô Leve (monotrilho) no ABCD. Pelo menos, essa é a expectativa do prefeito Luiz Marinho, que falou sobre o metrô na Região nesta quinta-feira (29/12). A princípio, o anúncio seria realizado em dezembro, mas devido ao atraso na liberação da verba da União, o comunicado foi adiado para o início de 2012. Juntamente com o metrô, a Prefeitura de São Bernardo também aguarda o anúncio do financiamento de um dos dois projetos de novos corredores de ônibus municipais, que serão integrados à nova linha do metrô.
“A nossa expectativa é que o anúncio seja realizado na segunda semana de janeiro, no mais tardar em fevereiro de 2012”, avaliou Marinho. Do recurso a ser liberado para o monotrilho, R$ 400 milhões serão da União, R$ 1,2 bilhão de financiamentos do governo paulista junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e R$ 1,18 bilhão de contrapartida dos municípios e do governo do Estado. “Existe também a possibilidade de uma parte da verba vir da iniciativa privada”, comentou Marinho. O recurso do governo federal virá do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana das Grandes Cidades.
A partir da construção do Metrô Leve o trajeto entre o ABCD e a Capital será de 20 quilômetros e deve ser transposto em 35 minutos. O monotrilho atenderá os bairros Jardim São Caetano e Mauá, em São Caetano; Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Scarpelli, Jardim Bom Pastor, em Santo André; Baeta Neves, Centro, Ferrazópolis, Alvarenga, em São Bernardo. Essas localidades não são atendidas por trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Além do metrô, Marinho ainda aguarda o anúncio do projeto dos corredores de ônibus Leste-Oeste e Alvarenga apresentados ao governo federal. O primeiro deles sairá da praça dos Bombeiros, na avenida Tiradentes, passa pela Prestes Maia e pela Faria Lima, cortando o viaduto Tereza Delta, a avenida José Odorizzi e a estrada Samuel Aizembergue, que serão duplicadas e fazem ligação com a rodovia Imigrantes.
Já o corredor do Alvarenga terá início na estrada dos Alvarenga, na divisa com Diadema, e chegará até a avenida Robert Kennedy, no cruzamento com a avenida Piraporinha. “Deve ser liberado recursos federais para um dos dois, mas ainda não sabemos para qual”, comentou. Ambos os projetos precisam de um investimento de R$ 280 milhões.
O governo federal deverá anunciar em janeiro a construção da linha 18 bronze do Metrô Leve (monotrilho) no ABCD. Pelo menos, essa é a expectativa do prefeito Luiz Marinho, que falou sobre o metrô na Região nesta quinta-feira (29/12). A princípio, o anúncio seria realizado em dezembro, mas devido ao atraso na liberação da verba da União, o comunicado foi adiado para o início de 2012. Juntamente com o metrô, a Prefeitura de São Bernardo também aguarda o anúncio do financiamento de um dos dois projetos de novos corredores de ônibus municipais, que serão integrados à nova linha do metrô.
“A nossa expectativa é que o anúncio seja realizado na segunda semana de janeiro, no mais tardar em fevereiro de 2012”, avaliou Marinho. Do recurso a ser liberado para o monotrilho, R$ 400 milhões serão da União, R$ 1,2 bilhão de financiamentos do governo paulista junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e R$ 1,18 bilhão de contrapartida dos municípios e do governo do Estado. “Existe também a possibilidade de uma parte da verba vir da iniciativa privada”, comentou Marinho. O recurso do governo federal virá do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana das Grandes Cidades.
A partir da construção do Metrô Leve o trajeto entre o ABCD e a Capital será de 20 quilômetros e deve ser transposto em 35 minutos. O monotrilho atenderá os bairros Jardim São Caetano e Mauá, em São Caetano; Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Scarpelli, Jardim Bom Pastor, em Santo André; Baeta Neves, Centro, Ferrazópolis, Alvarenga, em São Bernardo. Essas localidades não são atendidas por trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Além do metrô, Marinho ainda aguarda o anúncio do projeto dos corredores de ônibus Leste-Oeste e Alvarenga apresentados ao governo federal. O primeiro deles sairá da praça dos Bombeiros, na avenida Tiradentes, passa pela Prestes Maia e pela Faria Lima, cortando o viaduto Tereza Delta, a avenida José Odorizzi e a estrada Samuel Aizembergue, que serão duplicadas e fazem ligação com a rodovia Imigrantes.
Já o corredor do Alvarenga terá início na estrada dos Alvarenga, na divisa com Diadema, e chegará até a avenida Robert Kennedy, no cruzamento com a avenida Piraporinha. “Deve ser liberado recursos federais para um dos dois, mas ainda não sabemos para qual”, comentou. Ambos os projetos precisam de um investimento de R$ 280 milhões.
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