NOTÍCIA ANTERIOR
Aplicativo desenvolvido em PE acha técnico de informática mais próximo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Snapchat abandona exigência de manter dedo na tela para ver fotos
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2015 | Informática
Antivírus Malwarebytes concede ''anistia'' a piratas com licença grátis
Quem pirateou o programa antivírus Malwarebytes pode ganhar uma licença de um ano gratuitamente. A empresa está oferecendo um "programa de anistia" e quem está com uma licença identificada como pirata poderá simplesmente informar ao programa que "não sabe onde está a chave ou a chave foi baixada da internet" e a licença será renovada por 12 meses, sem mais perguntas.

A empresa oferece uma justificativa para a medida: a solução antipirataria não era eficaz. Criminosos podiam gerar uma quantidade infinita de chaves de registro para o programa. Golpistas criaram sites fraudulentos que vendiam licenças abaixo do valor cobrado pela Malwarebytes usando softwares geradores. Isso significa que muitos piratas de fato pagaram pela chave e a empresa não quer punir esses clientes.

Diante dessa possibilidade, pedir comprovante de pagamento também não resolve.

Por conta do tamanho do problema, a empresa decidiu conceder a "anistia" e as licenças gratuitas na fase de transição para um sistema antipirataria mais robusto.

Ao site "Torrentfreak", o diretor de pesquisa da Malwarebytes, Bruce Harrison, afirmou que a pirataria "não é um grande problema" para a empresa. "Há muitas pessoas que simplesmente não vão pagar pelo nosso software ser agressiva com elas não vai mudar isso", declarou.

A atitude da empresa deixou alguns usuários irritados e reclamações foram publicadas no fórum oficial do aplicativo. Um dos críticos perguntou por que a empresa não está lidando com os casos duvidosos individualmente em vez de permitir a obtenção de uma licença sem restrições. As críticas receberam uma resposta de Marcin Kleczynski, CEO da Malwarebytes. Segundo ele, a empresa não esperava crescer tanto e, por isso, o sistema de licenciamento do produto não foi bem pensado. "É uma bagunça", admitiu ele.

A empresa está concedendo reembolsos para quem se sente prejudicado pela decisão.

Além da versão paga, o Malwarebytes é oferecido em uma versão grátis que não dispõe de alguns recursos, como a proteção em tempo real.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.