NOTÍCIA ANTERIOR
Líder do Movimento 5 Estrelas diz que partido deve comandar governo da Itália
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cachorro surdo aprende língua de sinais após ser rejeitado por 5 donos
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/03/2018 | Internacional
Antes de anúncio, Trump diz que pode isentar países das tarifas do aço e alumínio
Presidente dos EUA anuncia nesta tarde a criação de nova taxa para a importação; evento pode informar se o país abrirá exceções a parceiros comerciais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (8) que considera adotar regras flexíveis para "países específicos" na taxação de 25% nas importações do aço e 10% nas importações do alumínio. Ele sugeriu também que a Austrália, junto de México e Canadá, podem ficar isentos da cobrança.

No domingo, ele havia dado a entender que não abriria exceções de sua decisão. Trump fará nesta tarde um anúncio na Casa Branca sobre a imposição das novas tarifas, quando poderá informar se o país abrirá exceções a parceiros comerciais.

"Eu considero 10% e 25% inicialmente [a taxação do aço e alumínio]. Eu terei o direito de subir ou baixar, dependendo do país, e terei o direito de retirar ou adicionar países", disse ele a repórteres no início de uma reunião de gabinete na Casa Branca.

Trump disse também que ele será justo e flexível na questão, enquanto protegerá os trabalhadores norte-americanos.

Reações ao anúncio

O anúncio do presidente irritou aliados e gerou temores sobre uma possível guerra comercial. Houve reações de diferentes países, que ameaçaram questionar os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A União Europeia disse que, se Trump for adiante, vai retaliar os EUA, com imposição de tarifas para ícones da indústria americana exportados aos países do bloco, como uísque bourbon e as motocicletas Harley-Davidson.

Se os EUA forem adiante no seu plano, a sobretaxa ao aço importado vai afetar em cheio as siderúrgicas brasileiras. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.