NOTÍCIA ANTERIOR
Empresas europeias vendem novas dietas à base de proteína no país
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa manda apreender lote de remédio falso contra disfunção erétil
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/12/2012 | Saúde e Ciência
Ansiedade que atrapalha o dia a dia deve ser investigada por um médico
Ficar muito ansioso eleva risco de doenças e até mesmo infartos.

Persistência dos sintomas é sinal de alerta e paciente deve ir ao médico.


Algumas pessoas ficam mais ansiosas do que outras e, por isso, reagem de maneiras diferentes diante de algumas situações. Geralmente, essa reação depende muito da importância que a pessoa dá ao assunto, mas caso ela já seja ansiosa por natureza, pode ficar ainda mais em determinadas ocasiões.

O problema acontece quando os sintomas da ansiedade se tornam crônicos e persistem por mais tempo – se durar mais de duas semanas e começar a atrapalhar as atividades do dia a dia, é preciso procurar um médico, como alertaram a pediatra Ana Escobar e o psiquiatra Daniel Barros no Bem Estar desta sexta-feira (14). Além disso, o sentimento elevado é também um fator de risco para doenças, como gastrite, alergias e doenças do coração, como os infartos.

Segundo o psiquiatra Daniel Barros, o índice de infarto nos hospitais aumenta muito em finais de jogos de futebol.

Provavelmente, a maioria desses pacientes já sofria de algum problema do coração, que foi desencadeado pelo momento de tensão, mas é importante alertar que os sintomas provocados pelo estresse e ansiedade aumentam a pressão arterial e também o risco de infarto.

Além de deixar a pessoa tensa e em estado de alerta, a ansiedade causa também dificuldade para relaxar, sensação de peso nas costas, diarréia, preocupação, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial e sudorese. É preciso, no entanto, saber diferenciar a ansiedade de um simples estresse – normalmente, se a pessoa não consegue superar o obstáculo, está ansiosa; se ela fica nervosa, mas consegue vencer o obstáculo, é apenas um estresse.

Algumas pessoas ficam ansiosas por causa do acúmulo de diversas situações que causam estresse.

Compras, dívidas, processos seletivos, nascimento de crianças da família e jogos de futebol, se combinados, podem gerar o sentimento de ansiedade. Nem sempre é possível se livrar de todos os fatores que estressam, mas é possível controlar o estresse antes que ele leve à ansiedade.

Atividades físicas regulares e exercícios de relaxamento, como ioga e meditação, por exemplo, ajudam bastante. Além disso, é importante se esforçar para relaxar e entender que nem tudo está sob controle e pode ser resolvido – dessa maneira, é possível evitar que a ansiedade saudável se transforme em uma doença.

Temaki
Para refrescar, o Bem Estar mostrou como é feito o temaki, um prato japonês que leva peixe cru, arroz e algas. O shari, arroz japonês, é preparado também com açúcar, como mostrou a repórter Daiana Garbin (no vídeo ao lado).

Além desses três ingredientes, que são os básicos, o temaki pode levar outros, como cebolinha, cream cheese, kani, camarão ou até mesmo maionese. Em média, o temaki tem 200 calorias cada um. No entanto, existem algumas opções preparadas com frituras que são muito mais calóricas.

Segundo a pediatra Ana Escobar, os diabéticos devem tomar cuidado porque o temaki leva um pouco de açúcar em sua composição. Fora isso, leva também vinagre de arroz e saquê. No estúdio, o sushiman Bayano preparou um temaki especial para os corinthianos roxos, feito com gengibre, arroz com suco de beterraba, ovas de salmão, ovas de arenque, gema de ovo de codorna e morango.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.