NOTÍCIA ANTERIOR
Represa Billings apresenta camada de algas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grande ABC irá ganhar dois reservatórios de água
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2014 | Setecidades
Animais perdidos em enchentes ganham proteção preventiva
Animais perdidos em enchentes ganham proteção preventiva O Stalone, cachorrinho da Mariulza, foi cadastrado e vacinado na iniciativa do Nupdec Animal. Foto: Divulgação/Semasa
O Stalone, cachorrinho da Mariulza, foi cadastrado e vacinado na iniciativa do Nupdec Animal. Foto: Divulgação/Semasa
Até o momento, cerca de 100 pets já foram cadastrados pelo Nupdec Animal

Moradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Prefeitura para proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo, caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.

“Esta iniciativa é ótima porque protege o bichinho, que é inocente e não tem culpa dos desastres”, disse a auxiliar geral Mariulza Galante Prata, de 48 anos, que já levou seu cachorrinho Stalone, de 3 meses, para vacinar.

O Nupdec Animal também dá mais tranquilidade a crianças como Guilherme de Souza Sena, de 12 anos, que ano passado chegou a entrar no meio de uma enchente para salvar sua tartaruga. “Eu não saio daqui sem meus bichinhos”, garante o menino, que ainda tem uma cadela e vários pássaros.

Cerca 100 pets já foram cadastrados pelo Nupdec Animal e a vacinação destes animais começou a ser realizada nesta terça-feira (04/11). Os pets também estão sendo encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal. Para saber mais sobre os Nupdecs basta entrar no site http://www.semasa.sp.gov.br/protecao-e-defesa-civil/nupdecs/.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.