NOTÍCIA ANTERIOR
Aquário também é boa pedida
PRÓXIMA NOTÍCIA
China abre parque de diversões comunista; conheça outras 5 atrações curiosas no país
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/10/2015 | Turismo
Animais da região
Animais da região Foto: Ari Paleta/DGABC
Foto: Ari Paleta/DGABC
Quem vive em São Bernardo ou nas outras cidades do Grande ABC não precisa ir longe para fazer um passeio diferente, repleto de conhecimento e natureza. Mais de 70 espécies de animais – entre aves, répteis e mamíferos – vivem por perto. Muitas delas, inclusive, correm risco de extinção.

É no Parque Natural Municipal Estoril, área de 372.590,45 m² – sendo grande parte composta por vegetação nativa – que os animais vivem e podem ser visitados. Além dos curiosos moradores, o visitante tem acesso à Unidade de Conservação da Represa Billings, maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo.

Voltando aos animais, logo que se entra na área do zoológico, o primeiro corredor é repleto de espécies de papagaios: verdadeiro, o do peito-roxo, o do mangue e o do Chauá. Do outro lado, o turista dá de cara com arara canindé espalhadas pelos troncos e grades. Seguindo o passeio, um fato inusitado: ema que convive com um casal de antas. Ao lado, vive família de veados da espécie catingueiro, que nasceram entre o Panamá, Uruguai e Brasil.

Outro animal que chama muita atenção é a coruja-orelhuda. O nome é autoexplicativo. Possui orelhas avantajadas, característica que a diferencia bem das espécies mais comuns. O habitat natural são áreas abertas, cerrado e caatinga. Entre as espécies ameaçados de extinção, está a jaguatirica – semelhante a um leopardo, um pouco menor. Os dois exemplares que vivem no Estoril estão em espaço com grande tronco de árvore, que podem escalar até espécie de casa de vidro, onde costumam dormir.

Os macacos também são os anfitriões mais visitados no Estoril. Por sua inteligência, acabam ganhando atenção extra. Em um grande lago com três ilhas, vivem alguns da espécie prego e um saguí do tufo preto. Nas beiradas das ilhas, moram as tartarugas jabuti-piranga. Dos mais assustadores, sem sombra de dúvidas, está o jacaré-de-papo-amarelo. Para os mais medrosos, a jiboia também assusta, mas não deixa de ser um espetáculo da natureza.

Para terminar a visita ao zoo, a dica é andar no pedalinho, pegar carona no teleférico e curtir a paisagem do alto, além de aproveitar a hora do lanche para comer tapioca, cachorro-quente e outras opções oferecidas no local.

Parque Municipal Estoril – Rua Portugal, 1100, Riacho Grande, São Bernardo. Aberto de quarta a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita para munícipes mediante apresentação de carteirinha; para não munícipes, o valor é de R$ 3. Estacionamento: R$ 10 para carros e motos.

Estância Santa Luzia também tem diversidade na fauna

Mauá é outra cidade que abriga fauna rica, que merece ser contemplada. O Estância Santa Luzia é casa para cerca de 250 animais divididos em 27 espécies, entre aves, macacos, jabutis e jacarés.

As crianças se divertem e aprendem com os bichos do espaço. O responsável por manter e receber a fauna é o Bio Parque Macuco, autorizado pelo Ibama e abrigo de animais que são apreendidos em fiscalizações ou descartados por outros zoológicos.

Semanalmente, escolas particulares e públicas promovem passeios por lá. Com visitas previamente agendadas, os biólogos e funcionários responsáveis por cuidar dos animais desenvolvem programação para os visitantes. Além das crianças, empresas também podem fazer viagem de conhecimento no zoo do Estância.

Além disso, há espaços culturais que também enriquecem o passeio. Nos museus, há materiais que percorrem as histórias da comunicação, do transporte e da navegação.

O Estância Santa Luzia fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para agendar visita, basta ligar no 4577-1171.

Por Oscar Brandtneris - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.