NOTÍCIA ANTERIOR
LG Electronics deve lançar tablet de 8,9 polegadas em 2011
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nova franquia de Call of Duty é lançada com expectativa de venda menor que a anterior
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/11/2010 | Tecnologia
Android chega ao segundo lugar entre smartphones; veja modelos à venda no Brasil
Muita gente desdenhava dele, de Steve Jobs a analistas de mercado. Até quando o Google resolveu abrir a caixa de Pandora no meio de outubro e revelar o quanto lucrou, no período de um ano, com o sistema operacional Android: foram US$ 1 bilhão durante os últimos 12 meses.

O resultado além das expectativas é coroado pelos números. Nesta semana, a consultoria Canalys afirmou que o Android passou a Apple e a RIM e se posicionou como o segundo sistema mais popular, com adoção de 17% dos usuários (em primeiro, vem o Symbian, da Nokia, com 37%).

Há cerca de 1,5 milhão de ativações semanais de Android para uma loja com mais de 100 mil aplicativos. São 96 aparelhos compatíveis com o Android em 49 países, por meio de 59 operadoras de telefonia móvel, com mais de 180 mil desenvolvedores que colaboram na construção e no aperfeiçoamento do sistema.

Dois lançamentos importantes relacionados ao Android chegaram recentemente ao Brasil: o tablet Galaxy Tab, da Samsung, e o smartphone Milestone 2, da Motorola.

O Android é um software de código aberto, ou seja, desenvolvedores podem fazer alterações no seu escopo de programação. Essa filosofia de abertura também norteia todos os fundamentos do produto do Google, inclusive na loja virtual de aplicativos, o Android Market, vista como menos restritiva do que a App Store, da Apple.

O Android está na sua versão 2.2, mas ainda há celulares lançados com versões predecessoras, o que recentemente gerou críticas de Steve Jobs, fundador e executivo-chefe da Apple.

"Superinflado"

O Google não enxerga isso como um entrave, contudo. "O problema de fragmentação é superinflado, na prática, isso não é um problema no desenvolvimento de aplicações", declarou à Folha o brasileiro Hugo Barra, diretor mundial de dispositivos móveis do Google.

A empresa prevê que a unificação das versões do Android ocorra já no primeiro semestre de 2011. "Cabe aos fabricantes a atualização, e isso varia de acordo com o ciclo de desenvolvimento deles, e alguns têm ciclos de desenvolvimento mais lento para se adaptarem. O que nós estamos fazendo é equipar os fabricantes para a atualização", afirma Barra.

Por Marina Lang - Folha Online, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.