NOTÍCIA ANTERIOR
Leonel Damo se reúne com empresários da Acibam
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá varas especializadas para dar agilidade a processos
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/09/2007 | Cidade
Ameaça de fim do plantão de vagas une secretários
Os secretários de saúde das sete cidades do Grande ABC estão insatisfeitos com a suposta idéia da Secretaria de Estado de Saúde de extingüir o PCR (Plantão Controlador Regional). Eles acreditam que se isso ocorrer, o número de leitos nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) destinados aos moradores da região diminuirá drasticamente.

O sistema funciona como uma central de vagas hospitalares da região e prioriza casos graves e de alta complexidade. A proposta do governo estadual – não confirmada oficialmente – seria centralizar o serviço na Capital (no Plantão Controlador Metropolitano). Com isso, os leitos do Grande ABC passariam a ser disputados pelos 39 municípios da Região Metropolitana.

“Ao invés de sermos atendidos, atenderemos. Além disso, mandar nossos pacientes para outras regiões é ineficiente”, reclama o secretário de Saúde de São Bernardo, Walter Cordoni. Nos últimos três meses, o PCR recusou 65,4%, dos 897 pedidos de leitos feitos pelos sete municípios (veja quadro acima).

“Se procurando leitos só na região temos problemas, imagina só quando isso for aberto para toda a Grande São Paulo”, indaga a secretária de Saúde de Santo André, Vânia Barbosa do Nascimento.

Contestação - Contrariando os números fornecidos pelos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde garante que 99% dos pedidos foram aceitos pelo PCR no período. Exemplifica afirmando que o plantão recebeu em julho 137 solicitações e que todas foram atendidas. O número fornecido pelos municípios é bem maior: 318. Só 37,5% teriam sido aceitos.

De acordo com os secretários, houve duas reuniões em julho para discutir a extinção do PCR. Ocorreram no Consórcio Intermunicipal nos dias 3 e 25 e foram presididas pelo diretor regional de Saúde da Grande São Paulo, Edson Nakasone. “Ele não explicou como seria esta mudança. Mas há uma insistência para nos convencer”, afirma a secretária de Saúde de Mauá, Sandra Regina Vieira.

Nakasone, negou, via assessoria de imprensa, que as reuniões tenham sido para discutir a extinção do plantão. Os pedidos de entrevista foram recusados. “Essas reuniões têm ocorrido sim. Perder este órgão será um problema para a região”, afirma a diretora de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone.

Controle - Um dos motivos alegados para a ineficiência da proposta é a perda do controle regional. “Com o PCR aqui, podemos diagnosticar nossas falhas e criar soluções. Os médicos daqui têm contatos para procurar vagas. Em São Caetano, 83% dos pedidos de UTI são recusados. Aí damos um jeito. Se com o PCR jé assim, ainda pior sem o plantão”, raciocina Regina.

Municípios firmam pacto no Consórcio

Os secretários de Saúde do Grande ABC assinaram, na manhã de terça-feira, um pacto durante reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. No documento, cada Prefeitura explica as ações da Pasta, as propostas e as dificuldades.

Tudo será encaminhado ao Estado e à União. “Queremos que cada esfera especifique sua responsabilidade na área da Saúde. Os municípios estão fazendo a parte deles com o pacto”, afirma a coordenadora do grupo técnico de saúde do Consórcio, Cleuza Fialho.

Entre os pedidos, estão mais clareza no repasse das verbas de saúde às cidades.Na reunião, também se discutiu as próximas ações das secretarias para ganhar força na queda de braço com o governo do Estado.

“No caso do PCR (Plantão Controlador Regional), precisamos nos unir e dizer que a extinção não nos interessa”, afirmou o secretário de saúde de Ribeirão Pires, Jorge Mitidiero.

Por Cristiane Bomfim - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.