NOTÍCIA ANTERIOR
Aluno da FSA diz ter sido ameaçado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Elas não estão para brincadeira
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/09/2007 | Setecidades
Amarelinhos acompanham o trânsito do alto do Paço de São Bernardo
Motoristas infratores, eis aqui um aviso: do alto do Paço Municipal de São Bernardo, um 'olheiro' da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, por meio da DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), acompanha todo o trânsito nos arredores e, portanto, toda as gafes cometidas ao volante. Esqueçam aquela sensação de que pequenas arbitrariedades sobre quatro rodas passarão despercebidas.

Avisos à parte, o chamado posto de observação do Paço é uma ferramenta do DET para ajudar a melhorar a fluidez do trânsito. Faça chuva ou faça sol, um agente do departamento - o famoso 'amarelinho' - fica a postos no 19º andar do prédio acompanhando toda a movimentação de carros e de pedestres na região central de São Bernardo. Com a ajuda de um binóculo, ele consegue visualizar a Praça Samuel Sabatini, avenidas Faria Lima, Pereira Barreto, Aldino Pinotti, Senador Vergueiro e Lucas Nogueira Garcez, além das ruas Jurubatuba e Marechal Ítalo Setti.

Segundo o chefe da Operação de Trânsito do DET, Francisco dos Santos Souza, o 'amarelinho' consegue detectar rapidamente problemas como um carro quebrado ou uma pane semafórica e evitar que se transformem em grandes congestionamentos. Para isso, ele entra em contato com a central do DET que, por sua vez, agiliza o envio de uma equipe para o local.

A visão privilegiada do 19º andar também contribui com a segurança pública. Na última terça-feira, um alerta do agente de trânsito José Edmar, que se reveza com outros colegas no posto de observação do Paço, levou à descoberta de um carro roubado na Avenida Senador Vergueiro. Ele avistou o veículo parado no meio da pista, atrapalhando o trânsito, e acionou sua central. No final, descobriu-se que o carro havia sido usado no assalto a uma casa e que dentro dele estavam vários objetivos roubados, como aparelhos de som e televisores.

Curiosidades - Episódios curiosos — e impróprios — também são avistados lá de cima. Foi o caso de um homem e uma mulher flagrados pelo binóculo de um 'amarelinho' enquanto faziam sexo em plena passarela que dá acesso ao Shopping Metrópole. Em plena luz do dia.

E episódios curiosos — e engraçados — também são avistados lá de baixo. Um pedestre que não fazia idéia da existência do posto de observação percebeu uma pessoa caminhando pela cobertura do Paço Municipal e pensou tratar-se de uma tentativa de suicídio.

Outro aviso - Quanto à advertência feita logo no primeiro parágrafo desta matéria, os motoristas podem ficar tranqüilos que a função do posto de observação não é autuar os casos de imprudência ou de pequenos deslizes ao volante.

Francisco Souza explica que o objetivo dos agentes de trânsito que lá trabalham é apenas detectar problemas e buscar soluções, tudo para "fazer o trânsito fluir da melhor forma possível". As multas e autuações aos infratores ficam sob a responsabilidade dos agentes 'em terra'.

Mas vale ressaltar que os motoristas menos cuidadosos estão sob a vigilância freqüente do DET, muitas vezes sem sequer imaginar. Além do posto do Paço, existem outros 'escondidos' pela cidade, como o da Praça Miguel Etchenique e o da Avenida Lions, além de 26 câmeras de monitoramento espalhadas pelas principais vias de São Bernardo.

Por Carolina Godoy - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.