NOTÍCIA ANTERIOR
Só ver o desfecho de quem saiu do PT, diz Donisete sobre Márcio Chaves
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sama informa: FALTA DE ÁGUA
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/09/2015 | Cidade
Alvo de vereadores do ABCD, Uber defende regulação do serviço
Alvo de vereadores do ABCD, Uber defende regulação do serviço Uber é alvo de projetos de lei em São Caetano e Mauá que visam vetá-lo. Foto: Fernanda Carvalho
Uber é alvo de projetos de lei em São Caetano e Mauá que visam vetá-lo. Foto: Fernanda Carvalho
Representantes do aplicativo no Brasil condenam proibição; São Caetano e Mauá planejam veto

Na mira de vereadores no ABCD, a assessoria do Uber defende a regulação do serviço do aplicativo de telefonia móvel e outros programas similares para uso de carros particulares em transporte remunerado individual, em vez da proibição. O dispositivo já é alvo de projetos de lei que visam vetá-lo em São Caetano e Mauá.

Motivo de discórdia com os motoristas de táxis, o aplicativo americano chegou ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, começando pelo Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo, chegando depois em Belo Horizonte e Brasília. No entanto, o dispositivo vem gerando reações violentas de taxistas contra condutores cadastrados no Uber e pressão sobre vereadores em diversos municípios e deputados estaduais.

“Inovação é fundamental para o desenvolvimento das cidades. Acreditamos que é hora de um debate amplo sobre como a tecnologia aplicada ao trânsito pode ajudar a solucionar os problemas de mobilidade das grandes cidades. Somos a favor de uma regulação que garanta o fomento à inovação e ao empreendedorismo”, diz o Uber em nota.

O Uber ainda cita que para ser um motorista parceiro do programa, o motorista precisa apresentar uma carta de motorista com autorização para exercer atividade remunerada, com checagem de informações e antecedentes criminais tanto no nível federal quanto estadual. O candidato precisa também ter um carro modelo sedan de luxo, com banco de couro, ar-condicionado.

Exatamente o conforto oferecido pelos automóveis do Uber vem despertando a ira dos taxistas, que acusam o serviço de oferecer uma concorrência injusta. O lobby da categoria fez o presidente da Câmara de São Caetano, Paulo Bottura (Pros), e o vereador de Mauá, Professor Betinho (PSDC), apresentarem projetos de lei para vetar o uso do aplicativo, mesmo sem o programa chegar ao ABCD.

No começo do mês, a Câmara de São Paulo aprovou projeto de lei que proíbe o dispositivo na Capital, tendência que deve se alastrar a outras cidades da Região Metropolitana. Uma proposta similar também será votada na Assembleia Legislativa para o veto ser em nível estadual.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.