NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá promove a Festa da Colheita neste sábado (15)
PRÓXIMA NOTÍCIA
SESI-SP apresenta mostra de música erudita em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/08/2015 | Cidade
Alunos participam da Campanha ''Pinta Essa'' em Mauá
Alunos participam da Campanha ''Pinta Essa'' em Mauá 50 alunos da Escola Municipal Guimarães Rosa visitaram a exposição da campanha 'Pinta Essa' .Crédito: Rodrigo Zerneri
50 alunos da Escola Municipal Guimarães Rosa visitaram a exposição da campanha 'Pinta Essa' .Crédito: Rodrigo Zerneri
Alunos da rede municipal de ensino visitaram a exposição montada no Mauá Plaza Shopping. Donisete Braga ressaltou importância da ação voltada à conscientização de crianças e adultos

Na manhã desta quinta-feira (13), cerca de 50 alunos da Escola Municipal Guimarães Rosa realizaram atividade especial: eles visitaram a exposição da campanha "Pinta Essa", montada no Mauá Plaza Shopping. Com idades entre quatro e seis anos, os pequenos se divertiram na instalação de uma casa com quintal, especialmente ambientada para transmitir ensinamentos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue: colocar garrafas vazias de cabeça para baixo para não acumular água parada, manter caixas de água bem tampadas, entre outros cuidados.

"Educar as crianças é uma forma eficiente de conscientizar os pais, já que elas têm um senso crítico muito apurado sobre erros comumente cometidos pelos adultos, como ultrapassar farol vermelho e jogar papel no chão", destacou o prefeito Donisete Braga, em visita à atividade.

"Temos uma parceria de longa data com a Prefeitura de Mauá, e estamos de portas abertas quando o objetivo é promover ações voltadas à conscientização da comunidade sobre temas importantes à luz do conceito de responsabilidade social", afirmou Ariane Alves, gerente de Marketing do Mauá Plaza Shopping. Com 250 operações comerciais, incluindo quiosques, o centro de compras recebe cerca de 2,5 milhões de visitantes por mês, de acordo com Ariane.

Entre os secretários municipais que visitaram a exposição estava a secretária de Saúde, Célia Bortoletto, que acompanhou a equipe de controle a endemias, encarregada de esclarecer dúvidas das crianças. As crianças também aprovaram a exposição. Elas se aglomeravam para enxergar, em uma lupa, os vidrinhos contendo larvas do mosquito da dengue. A visualização era acompanhada pela explicação de monitora especializada, utilizando para suporte didático duas maquetes: uma de uma casa organizada e outra desorganizada e propícia à proliferação do mosquito.

"O que mais gostei foi a revista de pintar", entusiasmou-se Matheus Musashi, de seis anos, enquanto coloria a revista alusiva à campanha na mesa com cadeirinhas localizados num cantinho especialmente preparado. Acompanhado da mãe, Michele, Matheus não desgrudava do material cujo conteúdo aborda os ensinamentos da exposição.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição da campanha "Pinta Essa" vai até o dia 16 de agosto. Trata-se de atividade interativa voltada à conscientização sobre temas como a necessidade de preservar o meio ambiente, de economizar água e de combater a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, revista para colorir está sendo distribuída aos visitantes e a alunos da rede municipal de ensino, num total de 30 mil exemplares. A campanha “Pinta Essa” é promovida pela Prefeitura de Mauá por meio das secretarias de Educação, Saúde e Serviços Urbanos.

A revista “Pinta Essa” foi elaborada tendo em vista o sucesso das revistas de colorir de títulos variados que se multiplicam nas prateleiras de livrarias e de bancas de jornais. Enquanto as crianças se divertem com giz de cera ou lápis de cor, assimilam mensagens que enfatizam a necessidade de manter as luzes apagadas durante o dia, limpar o quintal com vassoura e balde para evitar desperdícios, manter a torneira fechada enquanto a louça é ensaboada e amarrar bem o lixo antes de disponibilizá-lo para coleta no horário programado, entre outras medidas.

A revista traz ainda jogos educativos pelos quais as crianças aprendem que o lixo orgânico, como restos de comida, por exemplo, é depositado em aterro sanitário, enquanto o reciclável, como papel, papelão, metal, plástico e vidro, pode ser reaproveitado. Dicas para economizar água na cozinha, na área de serviço, no banheiro e na hora de limpar o carro também compõem o material, sempre acompanhadas de desenhos para facilitar a compreensão.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6236 dias no ar.