NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo inaugura segundo CEU neste sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC prorroga prazo de matrícula do Sisu até dia 9
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/06/2012 | Educação
Alunos e professores de federais fazem ato
Alunos e professores de federais fazem ato Manifestantes pedem mais investimentos em educação. Foto: Andris Bovo
Manifestantes pedem mais investimentos em educação. Foto: Andris Bovo
Manifestação aconteceu no começo da tarde desta quinta-feira (21/06) no Centro de São Bernardo

Munidos de apitos e cartazes, cerca de 50 professores e estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) de Diadema realizaram manifestação no Centro de São Bernardo no começo da tarde desta quinta-feira (21/06). As duas universidades estão entre as mais de 50 instituições federais que paralisaram as atividades em todo o País há mais de um mês. A categoria reivindica reestruturação da carreira e aumento nos investimentos em educação.

O ato começou na praça Matriz, seguiu pela rua Marechal Deodoro e terminou nas proximidades do Paço Municipal. Na Unifesp de Diadema as atividades estão suspensas desde 17 de maio e na UFABC desde 5 de junho.

"Perder aula não é o principal, a luta é justa. A educação melhorou, mas ainda está longe do que a gente quer. Para ter Copa do Mundo no Brasil, precisamos primeiro de educação de qualidade", afirmou João Manuel Coutinho, estudante de Ciência e Tecnologia da UFABC e integrante do comando de greve dos estudantes.

O professor Luiz Martins, vice-presidente da Adufabc (Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC), frisou que a valorização da carreira tem impacto direto na qualidade do ensino público. "Hoje o professor só consegue evoluir na carreira nos oito primeiros anos, depois para. Isso não é estimulante e faz com que os professores acabem buscando oportunidade em outro lugar."

Os professores dos institutos federais de educação profissional também entraram em greve nesta semana. Ainda não há previsão de quando o Ministério do Planejamento irá apresentar a proposta para o plano de carreira dos docentes.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.