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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/01/2015 | Educação
Alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto têm média 46% maior que a nacional na redação do Enem
O Conjunto Educacional Boa Vontade, formado pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto e pela Supercreche Jesus, localizado na região central de São Paulo/SP, obteve resultado acima da média nacional nas notas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. A escola é conhecida por oferecer ensino de excelência a crianças e jovens provenientes de famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Conforme apontam os resultados divulgados nos últimos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, a média do Conjunto Educacional Boa Vontade foi de 689,37, o que representa quase 50% a mais do que a média nacional, de 470,8. O tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

Dos estudantes do Instituto de Educação José de Paiva Netto que realizaram a prova, quatro tiveram resultado acima dos 900 pontos, muito próximo à nota máxima da redação. Os alunos com este feito foram: Hoziel Leite (980), Luana da Silva (960), Pedro Furtado (920) e Amarylis Conceição (920). Nenhuma das redações produzidas pelos educandos do conjunto educacional foi anulada.

A excelente qualificação ocorre graças a um trabalho de preparação dos alunos para os vestibulares e as fases subsequentes da jornada acadêmica. Entre as ações realizadas, inclui-se: o reforço das disciplinas e conteúdos contidos nestas avaliações; o debate sobre informações das profissões e do mercado; a realização de simulados — com a participação de pais e outros familiares (como apoio a este momento importante na vida do jovem); e o auxílio de psicólogos e educadores para o estudante saber como lidar com expectativas e sentimentos.

Desde cedo (na etapa em que frequentam a Supercreche Jesus), para uma melhor consciência de redação e interpretação de texto, as crianças já são incentivadas à leitura, com o objetivo de desenvolver a capacidade de interpretação e para aprimorar o hábito de folhear livros. A lógica é simples: uma criança que “brinca” de ler será, com certeza, um adulto compromissado com os textos. Os bebês têm os livros dispostos ao alcance de suas mãozinhas, e a leitura começa quando eles se interessam pelas imagens coloridas contidas naquelas obras. Nesse instante, os professores aproveitam para ensinar canções e outras atividades, que auxiliam o desenvolver das capacidades cognitivas. Para os maiores, a escola promove atividades lúdicas e pedagógicas que também levam ao refinamento desse hábito. Diversas ferramentas são utilizadas: contação de histórias, rodas de conversa, teatro com fantoches e visitas a feiras literárias, além de garantir o acesso à biblioteca e a salas de leituras.

O tema deste ano da redação do Enem, inclusive, costuma estar presente em debates nos ambientes escolares, assim como outros temas que sugerem o reforço da criticidade dos estudantes. As temáticas propostas seguem os conceitos da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que integram a linha educacional criada por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), aplicada no local, e que propõe “uma visão além do intelecto”. Estudar e analisar a publicidade infantil em sala de aula colaborou para que os estudantes tivessem uma abordagem segura no momento da prova.

O Conjunto Educacional Boa Vontade (Supercreche Jesus e Instituto de Educação José de Paiva Netto) está localizado na Av. Rudge, 700, Bom Retiro, na capital paulista. Informações: www.lbv.org.

Por Luiz Barcelos - Assessoria de Comunicação da LBV
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