NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá une esforços para lei específica do Rio Guaió
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vanessa Damo acusa clã Jacomussi de ‘'usurpar'’ emenda parlamentar
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/05/2014 | Cidade
Alunos de Mauá têm atividades culturais e esportivas na educação integral
Alunos de Mauá têm atividades culturais e esportivas na educação integral Lançamento foi realizado nesta quarta à noite com presença do prefeito Donisete Braga. Foto: Divulgação/PMM
Lançamento foi realizado nesta quarta à noite com presença do prefeito Donisete Braga. Foto: Divulgação/PMM
Programa Mais Educação foi lançado nesta quarta (07/05) e vai beneficiar 1.244 estudantes de 14 escolas

O lançamento do programa Mais Educação em Mauá reuniu dezenas de profissionais da área, o prefeito Donisete Braga, a secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar, pais e conselheiros escolares. A cerimônia foi realizada no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, na noite desta quarta-feira (07/05). O programa vai beneficiar alunos de 14 escolas municipais, sendo 1.044 estudantes de primeiro ano em diversos bairros e 200 do primeiro ao nono ano da Escola Cora Coralina, no Jardim Estrela.

“O governo prioriza a educação como maneira de formar cidadãos. Preocupados com isso, além de avançar na questão pedagógica e de formação dos profissionais, estamos finalizando o certame licitatório para melhorar os espaços escolares. Tudo isso é fundamental para a valorização e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito. Donisete citou ainda a reunião que participou com o reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), em que formataram o modelo de polo da instituição que será implantado na cidade. O projeto vai ser executado nas dependências da Escola Preparatória da UFABC, até que os cursos de graduação sejam definidos.

“O objetivo do Mais Educação é a criança permanecer mais tempo na escola com atividades extracurriculares. Serão 1.244 alunos em 14 escolas, com 52 turmas em 78 atividades diferentes, de acordo com o escolhido para a turma. Isso vem somar ao processo de aprendizagem”, explicou Lairce.

Segundo a historiadora, consultora e ex-secretária de Educação da Prefeitura de Santo André, Selma Rocha, “Mauá qualifica a experiência na escola na perspectiva coletiva. Na medida em que as pessoas se envolvem, passam a pensar que as políticas de desenvolvimento estão integradas à política educacional.” Exemplo disso é a participação de pais e conselheiros escolares nas propostas de atividades, definição de espaços e estratégias que foram construídas pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação.

A conselheira da Escola Darci Ribeiro, Solange Olai Rodrigues, relatou a cooperação dos responsáveis dos alunos no programa do governo federal. “Foram várias cabeças pensando a questão do espaço, já que se trata de uma escola pequena e são cem alunos no Mais Educação. Os pais estão aderindo pensando na possibilidade de ampliação do conhecimento de seus filhos, com mais prazer e mais tempo”, citou.

A execução do programa começou nesta segunda-feira (05/05), com uma reunião entre pais, diretores, conselheiros e monitores nas escolas beneficiadas e as atividades tiveram início na terça-feira. Na Escola Samir Auada, no Jardim Guapituba, a informática auxiliou na aprendizagem das crianças, pois duas turmas de vinte alunos do período da tarde se revezaram para acessar computadores, a fim de aplicar conhecimentos de alfabetização e matemática. Para despertar interesse cultural foi formada uma roda de música e poesia, explicou a monitora Diana Pereira Folha.

Voluntários podem participar do programa e receber ajuda de custo de R$ 20 a hora. Como a criança fica três horas a mais que as quatro regulares de aula, isso pode representar até R$ 400 no orçamento. É o caso de Célia Maria Santos Oliveira, que tem formação em Magistério e experiência de 25 anos com crianças por sua atuação de catequista. “Conheço a escola há 15 anos, quando meu filho mais velho estudou aqui”. Agora, ela cuida da turma em que estuda sua filha de seis anos, Gabrielly Santos Oliveira.

As crianças aprovaram a novidade. “É legal porque a gente aprende muitas coisas” diz Laís Santos dos Anjos. “É melhor que ficar em casa vendo TV”, garante Ana Carolina Alves Ferreira. “Quero aprender a fazer horta. Na minha casa, o girassol que eu plantei morreu”, lembra Lívia Rodrigues de Souza. O programa também promove a interação entre as crianças, conforme contou Maria Gabriela Souza Godóis. “Eu tinha vergonha de conversar, agora, já fiz amizade com a Lívia".

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.