NOTÍCIA ANTERIOR
35 mil pessoas na 1ª semana da Festa Junina de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vistoria técnica em terreno precede construção do Poupatempo
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/06/2014 | Cidade
Alunos de Mauá participam do Circuito Cidade Limpa
Alunos de Mauá participam do Circuito Cidade Limpa Foto: Gil Sobrinho
Foto: Gil Sobrinho
Campanha de preservação ambiental tem como objetivo a conscientização sobre limpeza e conservação da cidade

“Ele falou que não pode deixar sujeira na água, nem no rio, e tem que jogar no lixo. Eu não faço isso porque é muito feio”, explicou Christian Hideshi Ueno dos Santos, de quatro anos. O garoto participou do Circuito Cidade Limpa, que integra as atividades do Programa Nossa Mauá Cidade Limpa, no anfiteatro da Escola Municipal Cora Coralina.

As crianças das escolas municipais passaram a integrar a atividade pelo conceito conscientização e educação. “A gente fica conhecendo mais coisas do que já aprendeu. É um negócio para você relembrar em casa, na rua e em todos os lugares”, disse Paulo Henrique Clementino de Assis Silva de oito anos, que faz o terceiro ano no Cora Coralina.

Para isso, um boneco em tamanho natural, que é a mascote do Circuito, e monitores orientam as crianças por meio de quatro “estações ambientais”: na casa, na rua, na natureza e na vida. Cada estação tem um banner ilustrado com cinco ações sugeridas. Ao final, as crianças recebem um álbum com 20 figurinhas que fala das práticas que ajudam na preservação. Com as atividades lúdicas dos monitores, alguns integram o grupo mauaense Artemis de Teatro, as crianças aprendem se divertindo. “Eles interagem bastante, sempre com alegria”, explica o ator Renato Albano.

As mães também participaram da atividade lúdica e receberam informações semelhantes às fornecidas aos filhos. “Acho importante que isso ocorra. A cidade já teve enchentes e mortes por causa da sujeira e quanto mais informar e conscientizar a população é bom”, resumiu Ana Lúcia Clementina de Assis, mãe de Paulo Henrique. Outra defensora do Circuito é Kelly Etsuko Ueno, mãe de Christian: “É um aprendizado, uma descoberta profunda e tem a figurinhas diferentes que ajudam a aprender mais o que a gente já ensina em casa.”

“O nosso objetivo ao incentivar o envolvimento dos alunos da rede municipal de Educação é também motivar a comunidade de uma forma lúdica a participar e destinar materiais recicláveis nas escolas que são Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) e entender os benefícios que isso pode gerar”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental, Sandra Chinchio.

Balanço - Nas duas primeiras regiões que passou nesta terceira rodada, a Secretaria de Serviços Urbanos recolheu 267,4 toneladas de lixo, o equivalente a 51 viagens de caminhão, podou 15 árvores, substituiu 13 lâmpadas e realizou limpeza e manutenção em 60 bocas de lobo. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana tapou 1.577 buracos, totalizando 5.339 m². Ainda no Cidade Limpa, a Sama tapou 28 valas e reparou 4 vazamentos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.