NOTÍCIA ANTERIOR
Avenida Jacu-Pêssego terá ligação com o aeroporto de Guarulhos, diz secretário
PRÓXIMA NOTÍCIA
PM irá distribuir cartilha na Rua 25 de Março para evitar furtos no fim de ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/11/2011 | Geral
Alunos da USP decidem em assembleia manter greve geral
Alunos da USP decidem em assembleia manter greve geral Estudantes aprovaram um calendário que prevê ato na Paulista na próxima semana (Foto: Marcelo Mora/G1)
Estudantes aprovaram um calendário que prevê ato na Paulista na próxima semana (Foto: Marcelo Mora/G1)
Os alunos da Universidade de São Paulo (USP) decidiram, em assembleia geral realizada na noite desta quinta-feira (17), continuar com a greve iniciada no dia 9 de novembro. O encontro dos estudantes teve início às 19h20 no vão livre do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Mais de mil alunos, de diversas faculdades, participaram da assembleia e a decisão ocorreu por ampla maioria.

A paralisação começou após a prisão de mais de 70 pessoas que invadiram a reitoria da universidade. O grupo reivindicava o fim do convênio da USP com a Polícia Militar e a retirada de todos os processos criminais e administrativos movidos contra professores, funcionários e alunos.

No dia 8 de novembro, a Tropa de Choque da Polícia Militar cumpriu determinação judicial que pedia a reintegração de posse da reitoria, ocupada desde 2 de novembro. Na ação, alunos e funcionários foram presos. Eles foram indiciados por danos ao patrimônio público e desobediência à ordem de Justiça - que havia determinado a saída do prédio da reitoria até as 23h do dia 7. Todos foram liberados após prestar depoimento na delegacia.

Os estudantes realizam desde o fim da ocupação uma série de manifestações. Nesta quarta-feira (16), eles caminharam pelo campus da Zona Oeste de São Paulo para exigir o fim do convênio com a Polícia Militar. Na semana passada, os alunos realizaram uma passeata pelo Centro de São Paulo e se reuniram em assembleia no salão nobre da Faculdade de Direito. Na noite desta sexta-feira (18), há uma nova passeata programada na Cidade Universitária.

Na assembleia desta quinta, também foi votado e aprovado um calendário para os próximos dias. Nas próximas segunda (21) e terça-feiras (22), os grevistas farão atividades nos cursos sediados no campus do Butantã, na Zona Oeste da capital. A próxima assembleia ficou marcada para as 18h da quarta-feira (23), no prédio da Faculdade Politécnica, que abriga os cursos de engenharia e exatas. Um aluno da Poli tentou argumentar que será uma semana de provas, mas foi voto vencido.

E, na quinta-feira (24), os estudantes programaram uma concentração às 14 na Praça Osvaldo Cruz, no Paraíso, seguido por uma caminhada pela Avenida Paulista até o vão livre do Masp, onde ocorrerá o encerramento do ato. Na assembleia, os alunos decidiram ainda adiar a eleição para o Diretório Central de Estudantes (DCE) da USP, que esta prevista para a próxima semana. O pleito não tem nova data definida e só deverá ocorrer em 2012.

Por Marcelo Mora - G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.