NOTÍCIA ANTERIOR
Medicina ABC faz palestra sobre Direito Médico
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alunos de medicina têm de viajar 253 km para fazer estágio no interior de SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/09/2012 | Educação
Alunos da UFABC voltam às aulas na segunda-feira
Alunos da UFABC voltam às aulas na segunda-feira Atividades dos alunos serão retomadas na próxima semana. Foto: Amanda Perobelli
Atividades dos alunos serão retomadas na próxima semana. Foto: Amanda Perobelli
Após mais de três meses em greve, instituição retoma calendário acadêmico; reposição ainda não foi definida

Os alunos dos campi Santo André e São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC) retomam as atividades acadêmicas na próxima segunda-feira (17/09). A data para reinício das aulas do segundo quadrimestre de 2012 foi definida pelo Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (12/09). A forma de reposição do conteúdo perdido nos últimos três meses ainda não foi definida pelo conselho, que terá novas reuniões na próxima semana.

As aulas foram interrompidas no começo do quadrimestre, em 5 de junho, quando os professores da instituição aderiram à greve nacional. Pouco depois, os técnicos administrativos da UFABC também decidiram paralisar as atividades. Os servidores voltaram a trabalhar em 3 de setembro, após assinar acordo com o governo federal, que ofereceu reajuste de 15,8% divididos em três anos. Além disso, a categoria conseguiu abrir espaço com a reitoria para discutir a pauta local de reivindicações.

No caso dos professores, o movimento foi perdendo força nos últimos dias e apenas 14 das 57 universidades federais que aderiram à paralisação em maio continuam em greve. Em agosto, o Proifes (Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) foi a única entidade sindical a aceitar a proposta de reajuste de 20% a 45%. O Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que representa a maioria das universidades no País, rejeitou a proposta, sob alegação de que o plano de carreira, principal reivindicação da categoria, não foi contemplado pelo governo.

Assembleia - Apesar da resistência, a ausência da reabertura das negociações e o desgaste gerado com a prorrogação da greve causaram o fim da paralisação na maioria das universidades. Na UFABC, o fim da greve foi aprovado em assembleia realizada em 6 de setembro. No começo desta semana, os 477 professores voltaram a atividades como trabalhos acadêmicos, pesquisas e orientação de alunos e preparação das aulas.

A Unifesp (Universidade Federal do São Paulo), que possui campus em Diadema, realiza nesta quinta-feira (13/09) uma nova assembleia para avaliar a continuação da greve. A instituição, que foi uma das primeiras a aderir ao movimento nacional, sinalizou na última reunião a possibilidade de retomar as atividades também na próxima segunda-feira (17/09).

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.