NOTÍCIA ANTERIOR
MEC adia divulgação de locais de prova do Enem 2016
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC exige identificação de alunos que ocupam locais de prova do Enem
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2016 | Educação
Alunos da UFABC paralisam contra a PEC 241 e cortes na educação
Alunos da UFABC paralisam contra a PEC 241 e cortes na educação  Serão realizados debates e oficinas culturais no campus. Foto: Andris Bovo
Serão realizados debates e oficinas culturais no campus. Foto: Andris Bovo
Estudantes do campus São Bernardo realizarão debates para conscientização do dia 24 de outubro

Os alunos do campus São Bernardo da UFABC decidiram fazer uma paralisação no dia 24 de outubro, contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241 e os cortes na educação. O orçamento do governo federal previsto à universidade para 2017 terá uma redução de 23% em relação ao ano passado.

A paralisação foi decidida em assembleia convocada pelo DA (Diretório Acadêmico Sigma) na última quinta-feira (13/10). Em reunião, cerca de 300 estudantes discutiram sobre a situação orçamentária da UFABC para o próximo ano e como a conjuntura política nacional pode afetar a educação, principalmente com a possível aprovação da PEC 241, que pretende congelar gastos públicos por até 20 anos em algumas áreas, como educação e saúde.

Os alunos ainda não definiram totalmente a programação de atividades para o dia da paralisação, mas estão previstas oficinas e debates, conforme contou Isis Mustafá, diretora de integração do DA. “Tem um professor confirmado para o debate e uma oficina de percussão. À tarde, vamos discutir a Medida Provisória do Ensino Médio, junto com estudantes secundaristas”, contou. Uma roda de poesia também está prevista.

Os técnicos administrativos também vão aderir à paralisação, em solidariedade aos estudantes. A adesão foi definida em assembleia na tarde desta quarta-feira (19/10), de acordo com Isis, que acompanhou a reunião. Os professores ainda definirão o posicionamento perante à mobilização dos alunos.

Em nota, a UFABC informou que “não foi comunicada oficialmente sobre o ato e as atividades acadêmicas serão mantidas nesse dia”. Mas não mostrou posicionamento contrário à paralisação. “Entendemos a preocupação dos nossos estudantes e consideramos legítimos quaisquer atos pacíficos que corroborem para uma discussão mais ampla sobre a situação econômica do país e, consequentemente, das dificuldades orçamentárias que as universidades federais poderão enfrentar nos próximos anos”, diz trecho da nota.

A UFABC informou também que realizou uma “série de encontros do reitor com parlamentares nas últimas semanas a fim de expor a situação orçamentária das universidades federais e solicitar apoio na viabilização de emendas que permitam a complementação da verba prevista”. A universidade publicou um documento no site oficial sobre os encontros.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.