NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá cria mais de 3.100 novos pontos de iluminação pública
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alunos da EJA em Mauá pedem manutenção do Ensino Médio
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2014 | Cidade
Alunos da Escola Preparatória da UFABC contam os dias para o Enem
Alunos da Escola Preparatória da UFABC contam os dias para o Enem Escola prepara alunos moradores na cidade, provenientes do ensino médio da rede pública de ensino. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Escola prepara alunos moradores na cidade, provenientes do ensino médio da rede pública de ensino. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Curso pode ter sido diferencial para bom desempenho nas provas

A aula de Geometria na última segunda-feira (3) antes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigiu concentração extra dos alunos do período vespertino da Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC), em Mauá. A Escola prepara alunos moradores na cidade, provenientes do ensino médio da rede pública de ensino, para o exame nacional. O Enem, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, tem deixado os estudantes ansiosos e com grande expectativa quanto ao futuro da vida escolar e profissional.

No Brasil, 8,7 milhões de pessoas vão prestar o exame. Isso representa 21% a mais de candidatos que em 2013. Em Mauá, 240 pessoas se inscreveram no cursinho da EPUFABC, e as aulas começaram em março. “A gente estudou um ano inteiro, por isso, tem que estar preparado. Sou uma boa aluna, mas, no cursinho você fica sabendo que tem muito a aprender ainda, principalmente porque a escola pública não dá base”, explicou a estudante Bárbara Magno Pinheiro, de 18 anos. Ela pretende cursar Engenharia de Gestão na própria UFABC. “De vez em quando dá desespero, mas a gente precisa manter a calma”, reflete.

Embora pareça bem mais jovem, a também estudante da EPUFABC de Mauá, Gabriella Araújo, tem 19 anos e optou por adiar sua escolha sobre a carreira que pretende seguir. Ao se preparar para o Enem, a jovem disputa uma vaga na UFABC, mais especificamente no bacharelado de Ciências e Humanidades, para depois definir a profissão. Ela quer ter mais segurança na hora da escolha.

“Me sinto muito mais preparada. Os professores têm idade mais próxima à nossa, passam conteúdo de uma forma mais didática. Quando acaba a aula, a gente conversa sobre outras coisas porque a gente estuda e eles também”, afirmou. Os professores da Escola Preparatória são alunos da Universidade Federal que se dedicam a ensinar disciplinas afins do curso que fazem.

É o caso do professor de Geometria, Diego Maia, de 25 anos. Ele é aluno do segundo ano de Ciência e Tecnologia da UFABC de Santo André, mas já tinha estudado Pedagogia e Matemática. “O cursinho contemplou seu propósito. Uns estudantes estudaram muito, outros pouco e outros nada. Mas, contribuiu para a formação deles, que está um pouco mais rica”, considera Diego. “Consegui cumprir minha missão dentro do esperado. Nesta última semana, é importante estarmos aqui para darmos uma força e tirar as últimas dúvidas”, define.

Francisco de Assis Lopes Angelo é o professor de Geografia que sucedeu a aula de Diego. Estudante de Engenharia Aeroespacial, o mineiro de Monte Santo aos 24 anos está no segundo ano como professor da EPUFABC. “Eles estão todos ansiosos por fazer as provas e começar a decidir o que eles querem. Agora fica todo mundo pilhado e alguns até já prestaram vestibular”, analisa Francisco.

“Vejo este cursinho como oportunidade de ouro que na minha época não tinha. Trabalhando aqui conheço bem a estrutura e recomendo aos meus familiares. Os professores são bons e se esforçam ao máximo”, garante Maria Aparecida de Souza, que trabalha na parte administrativa da Escola. A história de vida de Maria reforça a importância de suas palavras. Ela retornou aos estudos depois de 12 anos, aos 27 de idade. Concluiu o Ensino Médio dois anos depois, por intermédio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida na rede municipal pela Secretaria de Educação. Depois disso, teve que pagar o cursinho para que pudesse prestar as provas do Enem e, finalmente, poder cursar uma universidade particular de Mauá. Hoje está terminando o terceiro ano de Pedagogia. Segundo ela, não saberia viver sem o magistério.

Serviço - A EPUFABC está localizada à rua General Osório, 75, no Centro de Mauá. O curso é destinado a moradores de Mauá vindos do ensino público, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.