NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital Vida's Alta Complexidade em Santo Amaro realiza a primeira cirurgia cardíaca
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá recebe a peça ''O Rinoceronte''
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/11/2011 | Cidade
Aluna de Mauá representa Estado em programa de TV
Aluna de Mauá representa Estado em programa de TV   Raquel Francisco: preparação para participar do concurso. Foto: Andris Bovo
Raquel Francisco: preparação para participar do concurso. Foto: Andris Bovo
A próxima edição do Soletrando, quadro do programa Caldeirão do Huck, terá uma aluna de Mauá como representante do Estado de São Paulo. Raquel Francisco, 13 anos, conquistou a vaga após duas etapas seletivas e concorrerá com estudantes de outros 26 estados brasileiros a uma bolsa-poupança de R$ 100 mil para sua formação educacional.

Além de superar os demais candidatos, a estudante precisará vencer a timidez durante a competição. Dona de um sorriso acanhado, Raquel é econômica com as palavras e parece ainda não acreditar na conquista. “Não achei que poderia ganhar”, admite Raquel, que cursa a 7ª série na Escola Estadual Professora Irene da Silva Costa.

Em julho, a adolescente participou da primeira seletiva na escola e conquistou a vaga para a seletiva estadual. A disputa com 22 estudantes do Estado aconteceu em outubro e a adolescente garantiu a vaga no programa depois de soletrar a palavra termestesia, que, de acordo com o dicionário Aurélio, significa sensibilidade ao calor.

Raquel já iniciou a preparação para participar do concurso. Com a orientação da professora Kelly Martins Monchero, a garota tenta absorver o máximo de informações com ajuda do dicionário e também utiliza o jogo do programa que ganhou depois de vencer a seletiva na escola onde estuda.

Kelly, que é professora substituta na escola de Raquel, começou a desenvolver projetos de soletração há três anos, mas apenas neste ano conseguiu emplacar uma participante no programa. “É o reconhecimento do meu trabalho”, disse a docente, frisando que o resultado também é reflexo do esforço da finalista.

A estudante não tem uma rotina fixa de estudos, mas tenta se preparar também quando está fora da escola. Raquel e o irmão mais novo moram há sete anos com a tia Alexandra Soares Santos Tomás, 37, por conta do falecimento de seus pais.

“Quando os pais dela morreram, ela passou por uma fase difícil, mas sempre foi muito esperta e inteligente, desde a época do pré”, afirmou a tia, que estava com a sobrinha na etapa estadual e que pretende acompanhá-la até o Rio.

Os participantes do concurso são estudantes do ensino fundamental em escolas públicas de todo o Brasil. A última edição do Soletrando teve mais de 500 mil inscritos.

Por Rosangela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.