NOTÍCIA ANTERIOR
Horário de verão termina neste domingo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prédios expulsam clubes masculinos e mudam Augusta
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/02/2011 | Geral
Alto risco de contaminação em praias impróprias não inibe cariocas
Mergulhar em água contaminada e caminhar em areia fora das condições ideais oferece uma gama de riscos aos banhistas. Apesar disso, muita gente deixa o receio de lado, esquece o ‘glamour’ das orlas mais badaladas e curte praias impróprias para banho no Rio de Janeiro.

A ousadia, porém, está longe de ser uma boa ideia. Mesmo que a água, a olho nu, pareça límpida, não se pode confiar. Os riscos vão desde doenças de pele a consequências mais graves, como explica Edimilson Migowski, infectologista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

- A ingestão da água pode causar hepatite A ou o norovírus, que causa surtos de diarreia. O contato com a areia e a água pode causar micoses de pele. A areia ainda pode conter fezes de cachorro e gatos, que geram larvas perigosas.

Em uma tentativa de alertar a população, a reportagem do R7 percorreu praias que estão constantemente impróprias para banho, mas vivem cheia de gente. As respostas não foram muito animadoras.

Mesmo cientes dos riscos, os banhistas mantiveram sempre um sorriso ao comentar as condições de insalubridade da água, como a operadora de caixa Renilva dos Santos, que se banhava na praia do Flamengo, zona sul, na quarta-feira (17).

- Não me incomodo. Eu moro perto e venho aqui nessa praia há 15 anos. Nunca tive nada. Sinceramente, não me preocupo com isso.

A alguns metros de Renilva, estava o engenheiro civil Ricardo Luiz Carius. Ele é carioca, vive no Acre por causa do trabalho e está na cidade passando férias. Também não se importa com a poluição.

- Eu sempre vim aqui. Agora, estou de férias e vim aqui. Adoro essa praia, esse lugar. Eu vejo a água clara e até uns peixinhos. Aí eu mergulho.

Ronaldo Avelar, morador de Botafogo e frequentador assíduo da praia do bairro, também não troca seu banho de mar por nada.

- Eu venho quase todo dia pela manhã. É perto de casa, o visual é lindo. Não tem porque eu me deslocar para Ipanema ou qualquer lugar que seja.

Do outro lado da cidade, na Ilha do Governador, zona norte, a realidade é bem parecida. As praias, também banhadas pela baía de Guanabara, estão sempre enquadradas em “não recomendadas ao banho de mar”. Mas para a enfermeira Cecília Ortega o que importa é revezar entre o fervor da areia e o frescor da água, por mais que esteja poluída.

- Eu não estou nem aí para isso. Fico ali pegando meu sol e quando fica muito quente mergulho mesmo. Venho aqui há quatro anos, nunca tive nada.

De acordo com o Inea (Instituto Estadual de Ambiente), 11 praias cariocas estão constantemente liberadas para o banho. São elas: Leblon, Ipanema, Diabo, Vidigal, Copacabana, Leme, Vermelha, Grumari, Prainha, Recreio e um trecho da Barra da Tijuca. Veja abaixo a lista das principais praias do Rio e suas condições em 2011. O levantamento é de 1º de janeiro até a última sexta-feira (17).

Zona sul

Pepino/São Conrado -
Imprópria
Leblon – Própria (seis dias imprópria)
Ipanema - Própria
Arpoador – Imprópria (três dias própria)
Diabo – Própria
Vidigal - Própria
Copacabana - Própria
Leme – Própria (oito dias imprópria)
Vermelha - Própria
Urca - Imprópria
Botafogo - Imprópria
Flamengo – Imprópria

Zona oeste

Barra de Guaratiba -
Imprópria
Grumari – Própria
Prainha - Própria
Recreio - Própria
Barra da Tijuca (até o Pepê) - Imprópria
Barra da Tijuca – (do Pepê em diante) - Própria
Joatinga – Própria (seis dias imprópria)

Zona norte / Ilha do Governador

Galeão -
Imprópria
Jardim Guanabara - Imprópria
Bica - Imprópria
Ribeira - Imprópria
Ramos - Imprópria

Por Bruno Rousso - R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6337 dias no ar.