NOTÍCIA ANTERIOR
Tumblr quer abrir escritório no Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hackers pediram US$ 50 mil à Symantec por código de antivírus
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/02/2012 | Informática
Alternativas gratuitas ao pacote Microsoft Office
O pacote Office, que inclui Word, Excel e PowerPoint, entre outros, é campeão de pirataria, principalmente entre os usuários de Windows. Porém, há alternativas para ter acesso às funcionalidades dos programas sem ter que cair na ilegalidade. Confira a seguir quatro opções de suítes capazes de substituí-lo.

1 A maioria das opções que substitui o Office é de software livre. O OpenOffice.org é a distribuição mais famosa entre elas. Com versões consolidadas em português brasileiro, o pacote está disponível para Windows, Mac e Linux. Apesar de muitos usuários, a maioria empresas, não terem o costume de adotar software livre como padrão por infundado receio de usar um programa com código aberto, o OpenOffice.org possui licenciamento para companhias em seu site. A versão mais recente está disponível para download no site oficial: openoffice.org.

2 Ainda no filão do software livre, o BrOffice é a versão verde-amarela do OpenOffice.org. Há poucas diferenças de interface, mas o BrOffice é 100% feito por desenvolvedores brasileiros, o que permite ajustes específicos de olho no público do país. O programa é um exemplo de sucesso do sistema de contribuição, por ter código aberto, conseguiu se adequar ao novo acordo ortográfico mais rapidamente que o próprio Microsoft Office. Versões para Windows, Mac e Linux estão disponíveis no site oficial: broffice.org.

3 Para quem precisa ter uma marca por trás do software, outra alternativa feita pela IBM, o Lotus Symphony, grande rival do pacote Office nas décadas de 1980 e 90- ficou esquecido por muito tempo. A IBM recentemente lançou a versão 3.0.1, que pode ser obtida gratuitamente no site ibm.co/e8Bl0P.

4 Levando em conta edição simples de documentos, o Google Docs também é uma boa alternativa. Apesar de não ter todos os recursos do Office, o serviço consegue suprir as principais necessidades do usuário com duas vantagens: manter os documentos disponíveis em qualquer PC com internet e não precisar de instalação. Usuários com conta no Google acessam pelo docs.google.com.

Por José Antônio Ramalho - Folha Online / UOL
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7723 dias no ar.