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DATA DA PUBLICAÇÃO 08/07/2016 | Setecidades
Alteração de projeto adia modernização de estações da CPTM
Alteração de projeto adia modernização de estações da CPTM Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Mudança no escopo do projeto de modernização de estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve adiar, mais uma vez, a reforma das paradas da Linha 10 – Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), responsável por atender demanda diária de 200 mil usuários na região. A previsão inicial era que o edital para as reconstruções fosse publicado em meados de 2015, entretanto, até a presente data nem sequer o termo de compromisso com o governo federal foi assinado.

De acordo com a CPTM, após diversos impasses na aprovação do projeto por parte do Ministério das Cidades, a companhia optou por protocolar, no dia 28 de abril, pedido de alteração no programa inicial, elevando o número de estações a serem atendidas com melhorias de 18 para 39. A CPTM não soube informar o novo valor solicitado ao governo federal para as obras. Antes da mudança, o aporte pedido era de R$ 590 milhões.

Embora tal mudança tenha sido uma oportunidade para a CPTM zerar pendências de documentos, o Ministério das Cidades acabou por solicitar, em junho, esclarecimentos adicionais a respeito do novo pedido. Entre as pendências que devem ser resolvidas estão ausência da documentação técnica, problemas na apresentação de manifestação do órgão ambiental aplicável e documentos jurídicos.

No momento, o documento solicitado está sendo preparado pela CPTM para envio ao Ministério da Cidades. Entretanto, a companhia não citou cronograma para fechar esse processo.

PRÓXIMOS PASSOS

Caso o projeto seja aprovado pelo governo federal, a CPTM dá início às tratativas com a Caixa Econômica Federal visando a contratação das empresas que irão executar as obras. Segundo o Ministério das Cidades, os recursos serão liberados de acordo com a execução física dos empreendimentos e os boletins de medição apresentados pela Caixa.

A revitalização proposta pela CPTM irá atender as nove estações localizadas no Grande ABC: São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino, Santo André, Capuava, Mauá, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de outras 30 paradas em demais linhas de todo o sistema do Estado.

Além disso, o projeto inclui ainda obras na Linha 13 – Jade, a extensão da Linha 9 – Esmeralda, e a implantação da Estação União de Vila Nova na Linha 12 – Safira.

A reforma das estações da CPTM tem como principal objetivo readequar os espaços para a atual demanda de passageiros, que têm optado por usar transporte público para se locomover entre a região e a Capital.

PROJETO

Com arquitetura moderna, o projeto das estações prevê instalação de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de acessibilidade (elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em Braile), além de assentos, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas portadoras de deficiência.

As mudanças são antigas reivindicações dos usuários do sistema de transporte. Atualmente, moradores do Grande ABC representam 7% do total de passageiros da CPTM. De janeiro a outubro do ano passado, mais de 694 milhões de pessoas usaram o modal, que atende 22 municípios, engloba seis linhas e 92 paradas.

Reforma de paradas é vista de forma positiva por usuários

Usuários do sistema da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) comemoram a possível modernização de estações da Linha 10 – Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra). Na avaliação dos passageiros, a reforma deve otimizar o serviço oferecido para a população.

“Faz tempo que eles não realizam mudanças (no sistema). Acho que será ótimo para os passageiros, principalmente a inclusão de escadas rolantes”, relata a monitora Camila Araújo, 26 anos.

Para a analista de recursos humanos Amanda Garcia Martins, 32, a reforma deverá, inclusive, elevar a quantidade de passageiros da CPTM. “Tenho certeza que essas melhorias devem incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa para usar o sistema de trens como meio de se locomover, igual vemos na Capital com as estações do Metrô.”

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
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