NOTÍCIA ANTERIOR
Almoço comunitário deve reunir 6.000 pessoas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aumento do ônibus fica para município
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/12/2010 | Setecidades
Almoço comunitário anima Natal em São Bernardo
Maria Aparecida Dias Magalhães, de 80 anos, era uma das mais animadas na fila dos que aguardavam o início do almoço comunitário realizado na EMEB Maria Terezinha Bezena, em São Bernardo, na tarde deste sábado (25/12). Com o prato nas mãos e sorriso tímido no rosto, ela não pensou duas vezes na hora de explicar a razão de participar do evento. “Porque estou com fome”, respondeu a aposentada.

Ela não teve ceia na noite do dia 24, entretanto, o almoço de natal foi caprichado com cardápio composto por arroz, feijão, macarrão, polenta, almôndega, frango, salada e farofa. “Hoje eu vou almoçar muito bem”, comemorou dona Maria Aparecida.

Histórias como essa inspiraram a família Lemes a promover o almoço comunitário há 11 anos. “Tivemos muitos natais sem nada em casa. Graças a Deus fomos melhorando de vida, mas víamos na comunidade essa carência de natal”, explicou José da Silva Lemes, conhecido como Zé Neguinho e um dos oito irmãos do clã Lemes. A expectativa é que seis mil pessoas devem participar da ação neste natal.

A preparação do almoço começou no dia 24 e só terminou na manhã de hoje. “A gente não dorme, só cochila”, afirmou Zé Neguinho. A matriarca da família, Dona Cotinha, de 84 anos, também não dormiu para ter certeza de que tudo ficaria pronto a tempo. “Faço com muito prazer, fico satisfeita porque eles não me deixam sozinha. Agora ajudamos quem precisa”, ressaltou.

Além da participação de quatro gerações da família Lemes, o evento conta com a ajuda de aproximadamente 70 voluntários. O almoço é preparado com alimentos doados pela comunidade. “Esse ano aconteceu algo que marcou bastante. Um homem comprou um pacote de arroz, dividiu no meio, pegou metade para ele e a outra levou para nossa casa. Disse que não podia dar tudo, mas queria ajudar. Isso é o mais importante, é a ação de doar”, ressaltou Zé Neguinho. Doações em dinheiro não são aceitas.

Família Unida - Para completar a festa de natal, foram realizadas diversas brincadeiras para as crianças, que receberam a visita de dois Papais Noeis. Os pequenos não saíram de mãos vazias e receberam presentes também adquiridos por meio de doações. Foram arrecadados 1.500 brinquedos neste ano.

O evento tornou-se tão conhecido que atrai até mesmo pessoas de outras cidades, como é o caso de Vanderlei João Almeida, morador de Mauá e que participou do almoço pela segunda vez neste ano. E desta vez ele não foi sozinho, trouxe a mulher e os quatro filhos. “Fica todo mundo reunido com a família e vai todo mundo embora com a barriga cheia. O que é melhor que isso?”, brincou Vanderlei.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.