NOTÍCIA ANTERIOR
Mais Captiva para menos espera
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hoje é Dia do Automóvel
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/05/2009 | Veículos
Além do capacete
Os equipamentos de segurança para motociclistas vão muito além do capacete. Estão disponíveis no mercado jaquetas, calças, luvas e botas de diversos materiais que, além de proteger o condutor em caso de acidente, agradam pela estética.

Para o médico Dirceu Rodrigues Alves, diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o couro ainda é o melhor material para a proteção. "A pele é a principal parte do corpo do motociclista afetada em uma queda, quando ocorre a perda de tecido. O couro é o melhor material para ser essa ‘segunda pele'', pois pode ser ralado em uma queda. A exposição do corpo é menor com uma roupa de couro", explica Alves, que ressalta ainda a importância da utilização de luvas, também de couro.

"A indicação é feita, mas o custo atrapalha. O couro, por exemplo, é mais caro que o náilon e o motociclista opta por não fazer o investimento em segurança, alegando que sabe pilotar. Em uma pesquisa realizada pela Abramet com 800 motociclistas, constatamos que 69% sofreram acidentes nos últimos seis meses", revela o médico.

Wilson Yasuda, gerente do Centro Educacional de Trânsito da Honda, que oferece um Curso Avançado de Pilotagem, analisa os motociclistas em dois grupos. "Os profissionais andam equipados com capacete e blusão, mas quase sempre de calça jeans. Já os motociclistas de lazer, por terem melhor condição financeira, conseguem adquirir os equipamentos necessários."

Segundo Yasuda, a falta de recursos financeiros é o maior obstáculo. "A conscientização da importância de uma melhor proteção existe, mas fica mais difícil pela falta de recursos, pois são produtos caros."

A Riffel Security Motorwear produz uma linha de roupas de segurança específica para motociclistas. E além de investir na segurança, a marca não deixa de lado a estética. "O motociclista sabe dos atributos de segurança, mas acaba sempre levando a peça mais bonita, que atrai mais, por isso o design da roupa é importante", comenta Celso Lotelli, diretor comercial da Riffel.

"O motociclista segue um comportamento próprio. Através da evolução dos materiais o couro foi substituído, até porque é um material que exige diversos cuidados para uma boa manutenção. As jaquetas e calças de poliéster são mais resistentes ‘no ralo'', além de serem impermeáveis e de terem manutenção mais fácil", afirma.

"As maiores preocupações com as roupas do motociclista levam em conta o conforto e a segurança. Um conjunto de jaqueta, calça e luvas custa cerca de R$ 1 mil. O motociclista percebe que é melhor prevenir do que remediar", conclui Lotelli.

(Supervisão Sueli Osório)

Por Lucas Tieppo - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.