NOTÍCIA ANTERIOR
Refúgio de cavalos-marinhos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Na terra do frevo
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/09/2009 | Turismo
Além de Porto de Galinhas
Um dos destinos preferidos de viagem no Brasil, Porto de Galinhas marca pelo ecletismo de um ambiente paradisíaco com estrutura de estância turística, que abriga diferentes públicos em programas que contemplam agito e sossego.

Distante cerca de 60 quilômetros de Recife, a infraestrutura hoteleira da vila conta com mais de uma centena de opções de estadia, de resorts a simples chalés e pousadas. Porto, como é chamada pelos locais, recebeu o nome por servir, no século 19, de ponto de desembarque clandestino de escravos. A senha dos contrabandistas para avisar a chegada dos negros, era: "Tem galinha nova no porto."

Já no centro da vila, vendedores ambulantes circulam disputando a atenção, vendendo queijo coalho, ostras no balde, caldinhos, conchinhas, bebidas e artesanato. Os jangadeiros, que parecem ser em maior número que os turistas, ficam à espera dos que desejam ultrapassar os arrecifes para nadar com os peixinhos nas piscinas naturais. É nelas que estão os turistas, nadando na água morna, alimentando os peixes com as rações vendidas na beira da praia e contemplando-os de snorkel.

O agito acaba a menos de 500 metros do centro, para o Norte ou para o Sul. As areias ficam calmas e semidesérticas, ideais para quem gosta de tomar sol calmamente, contemplando uma bela paisagem.

O passeio de buggy de Ponta a Ponta, pelas sete praias que fazem parte da região, em cerca de 18 quilômetros de extensão, é a pedida preferida. Do Pontal de Camboa até o Pontal de Maracaípe, a programação conta com piscinas naturais, estuários, manguezais e locais para a prática de surfe e mergulho. O buggy, que pode ser alugado por R$ 120 para quatro pessoas, passa por áreas de mata fechada, enormes plantações de coqueiros e áreas residenciais.

Nos extremos da região, um passeio de jangada pelo manguezal revela um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com fauna e flora completamente diferentes das que a região costeira apresenta. Mas muito atrativo e facilmente explicado pela aplicação prática das aulas fornecidas pelos jangadeiros.

À noite, barzinhos e restaurantes das mais diversas gastronomias estão por todo o centro da vila. Os pratos de maior saída são as pescadas e os frutos do mar. Para quem, depois de tanto se esbaldar nas paisagens naturais, ainda quiser curtir uma noitada, a danceteria Santeria, que mistura forró, música latina e pop na programação, é a opção.

Carneiros: casamento perfeito

Com vistas de tirar o fôlego, a Praia de Carneiros, em Tamandaré, a 120 quilômetros do Recife, bem que poderia figurar na lista dos cartões-postais mais lindos do mundo.

Os coqueiros espalhados pelos cinco quilômetros da praia só fazem reforçar a imagem de paraíso tropical, que tem ainda um paredão de arrecifes de cerca de um quilômetro.

De baixa frequência e altamente preservadas, as atrações que a praia oferece são amplas. No passeio de catamarã, além de visitar o mangue, é possível tomar banho de lama em um lago formado de argila caulim.

As piscinas naturais são as de praxe de todo Pernambuco: é chegar e se esbaldar nas águas mornas, calmas e transparentes. Cavalos completam a paisagem e podem ser alugados para passeios pela região.

O que impressiona são as mesclas de cores formadas nas areias e águas de Tamandaré. O estuário do Rio Formoso faz contrastar águas e areias escuras com as piscinas naturais e o mar, nos tons de verde e azul. No crepúsculo, por volta de 17h, o rastro vermelho que o sol deixa na linha do mar só acentua a beleza das cores de Carneiros.

Há, ainda, uma capela de frente para a praia. A Igreja de São Benedito, construída em 1910, reforça a imagem bucólica do local. De quebra, dá a deixa para qualquer casal apaixonado poder realizar o desejo de se casar à beira-mar.

O exclusivismo de Muro Alto

O conceito de exclusividade é aplicável em praticamente toda a Praia de Muro Alto. A começar pelos 2,5 quilômetros de piscina natural cercada por falésias que chegam a três metros de altura, formando local perfeito para a prática de esportes aquáticos mais nobres, como jet ski, barco a vela e windsurfe. As condições de nado também são excelentes. Em alguns pontos, a profundidade da piscina chega a 10 metros.

Se as condições naturais privilegiadas não puderem falar, que o digam, então, os luxuosos resorts à beira-mar, como o Summerville e o Nannai Beach Resort, que são verdadeiros clubes e contam com infraestrutura capaz de colocar as opções de lazer das mais completas cidades no chinelo.

O Nannai é o ápice das paisagens e do conceito de superluxo aplicado a Muro Alto. Estrategicamente situado na ponta Sul da piscina natural, a impressão que fica é de que a praia toda é uma extensão do hotel. Os bangalôs com piscinas privativas, cercados por jardins e com vista para o mar, reforçam ainda mais a sensação de que tudo aquilo é somente para desfrute próprio.

A sete quilômetros de Porto de Galinhas, o acesso, por estrada asfaltada, so é feito a partir do posto da Polícia Rodoviária na estrada PE-09. Após o resort Nanai, e pela praia de Cupê, somente a pé.

Por Thiago Mariano - Diário Online / Enviado a Pernambuco
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.