NOTÍCIA ANTERIOR
Contusões no São Paulo fazem cair a idade do time titular
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corinthians atinge patamar de renda similar ao da CBF em 2011
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/01/2012 | Esportes
Álcool pode ser liberado nos estádios em março
A venda de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros pode ser liberada já a partir de março deste ano se a Câmara e o Senado votarem nesse prazo a Lei Geral da Copa.

Inicialmente, o álcool seria permitido apenas durante jogos do Mundial de 2014. Mas, segundo o relator da lei, Vicente Cândido (PT-SP), a intenção agora é liberá-lo em todos os estádios do Brasil antes e depois da Copa.

"Tivemos uma reunião na semana passada, no Rio de Janeiro, com o presidente Andres Sanchez [licenciado do Corinthians e hoje diretor de seleções da CBF] e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha", contou Cândido, durante visita ao Itaquerão.

"Mostramos que seria injusto penalizar um setor da economia com a proibição", prosseguiu. "Num estádio como esse, que terá 18 pontos de venda de comida, seria injusto não poder comercializar bebida alcoólica."

Questionado sobre o qual o papel de Andres Sanchez na conversa, Candido afirmou: "Ele estava como ex-presidente do Corinthians, como cidadão, como amigo do ministro". Padilha já deu declarações contra a venda de bebidas em arenas.

Como a Folha mostrou em novembro, o projeto do estádio do Corinthians prevê a construção de uma pequena "fábrica" de cerveja, que distribuiria a bebida para torneiras espalhadas pela arena.

O clube aguarda o desfecho da Lei Geral da Copa para saber se investe nisso.

A venda de bebidas em estádio tem forte oposição do Ministério Público Federal e dos Ministérios Públicos de vários Estados. Hoje, leis estaduais proíbem a venda na maioria das unidades da federação. Uma regra da CBF também impede a comercialização de álcool em competições organizadas por ela.

"Queremos adotar o modelo inglês, em que o torcedor pode consumir, mas apenas nos pontos de venda, não nos assentos", disse Cândido.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que ontem visitou as obras do estádio do Corinthians pela primeira vez, disse que espera ver a Lei Geral da Copa votada até março.

"Não podemos interferir na agenda do Legislativo, mas vou lutar para que até março esteja tudo resolvido."

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, vem ao Brasil em março -ainda sem dia definido- para se reunir com a presidente Dilma Rousseff.

O plano é que a Lei da Copa seja sancionada até lá.

Há duas semanas, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve com Rabelo em Brasília. O resultado da visita foi inconclusivo: o dirigente disse que o Brasil só sabia "pedir, pedir e pedir", o ministro rebateu que "o Brasil já faz muito pela Fifa".

Por Martín Fernandez, de São Paulo - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.