NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitos voltam a cobrar de Alckmin financiamento para SAMU
PRÓXIMA NOTÍCIA
De volta ao Brasil, Dilma participa de reunião da coordenação política
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/07/2015 | Política
Alckmin quer vender parques públicos
Alckmin quer vender parques públicos Parques públicos poderão ser explorados por empresas privadas durante 30 anos. Foto: Rodrigo Pinto
Parques públicos poderão ser explorados por empresas privadas durante 30 anos. Foto: Rodrigo Pinto
Projeto tramita com urgência na Assembleia; quem ganhar licitação poderá explorar áreas como quiser

Tramita em caráter de urgência na Assembleia Legislativa o projeto de lei 249/13, que prevê a concessão de áreas públicas protegidas, como parques, florestas e viveiros, à iniciativa privada. A Região possui dois parques estaduais que seriam afetados: o Serra do Mar e a Chácara Baronesa.

“Trata-se de privatização, porque quem ganhar a licitação do governo não vai apenas cuidar, mas poderá explorar da forma que quiser esses parques”, destacou a deputada estadual e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ana do Carmo (PT).

A proposta permite que uma empresa explore as unidades de conservação por até 30 anos, com atividades turísticas, extração de madeira, resina ou minérios, sob a condição de respeitar as leis ambientais. Mas não detalha como seria essa exploração.

O documento também não especifica quais áreas passariam pela concessão e quais atividades seriam realizadas. “É uma carta em branco para o governador fazer o que quiser com as áreas ambientais”, argumentou o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba, que apura a adequação técnica, os impactos ambientais sobre a biodiversidade nativa e a constitucionalidade do projeto. “Ao deixar as regras para um decreto, edital ou contrato de concessão, permite que haja manobras futuras”, analisou.

Para Ana do Carmo, a única coisa clara no projeto de lei é que haverá cobrança de ingresso para os parques privatizados. “Só não está claro quais serão os valores.”

Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado informou que prefere esperar a tramitação do projeto antes de se manifestar sobre o assunto, uma vez que o mesmo ainda poderá passar por modificações antes da aprovação em plenário.



Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.