NOTÍCIA ANTERIOR
Tremor no Chile pode ter alterado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tremor em Taiwan atingiu 100 escolas
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/03/2010 | Internacional
Ajuda começa a chegar às áreas mais afetadas por tremor no Chile
A ajuda alimentar começa a chegar, de maneira lenta, às áreas devastadas no Chile, o que faz com que o governo espere reduzir a situação de violência, saques e descontentamento que o país vive desde sábado, quando foi abalado por um tremor de 8,8 graus de magnitude.

Militares, voluntários e funcionários civis começaram a organizar a ajuda aos sobreviventes após a tragédia, que deixou quase 800 mortos. Na noite de terça-feira mantimentos começaram a ser distribuídos, após a chegada de caminhões de alimentos água.

"A rede de distribuição está operacional e grande parte da ajuda começa a chegar", disse Carmen Fernández, diretora do Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

No entanto, Concepción, uma cidade de meio milhão de habitantes localizada 500 quilômetros ao sul de Santiago e epicentro da tragédia, ainda não havia recebido auxílio alimentar.

O desespero da população e a presença de oportunistas gerou uma situação dramática de saques, o que obrigou a militarização da cidade e a aplicação de um toque de recolher pela terceira noite consecutiva, ampliado a 18 horas entre a noite de ontem e o meio-dia de hoje.

Autoridades esperam que nesta quarta-feira, com as ruas vazias, seja possível organizar a entrega de alimentos. A medida de exceção também afeta outros seis municípios: Talca, Cauquenes, Constitución, Curicó, Molina e Sagrada Família.

Para manter a ordem nas duas regiões mais afetadas, o governo enviou 14 mil militares para controlar a situação.

Devastação

Cenas de guerra são vistas em Concepción, com tanques posicionados em locais estratégicos e patrulhas com soldados armados percorrendo as ruas.

Mas diante dos saques e crimes, os moradores se viram obrigados a criar grupos de autodefesa, com barricadas e fogueiras. As armas são paus e pedras em muitos casos.

Cidades próximas a Concepción, como o porto de Talcahuano, afetado por uma tsunami, vivem no escuro e estão expostas a saques.

"À noite os vândalos aparecem em nossas casas, que estão expostas. Assim, juntamos tudo o que conseguimos e colocamos fogo fuego para nos aquecer e, assim, cuidar das coisas na porta de nossas casas", afirma Antonio González, morador da cidade portuária.

Se Concepción dá a sensação de isolamento, a situação parece ainda mais crítica nos balneários da costa do sul-centro do Chile, onde as ondas gigantes fizeram o maior estrago.

Pulluhue, Cobquecura, Dichato e Constitución são cidades que foram destruídas pela força da água e onde há mais desaparecidos.

Nas últimas horas a inquietação também aumentou a respeito das centenas de turistas que passavam os últimos dias de verão na região.

Cerca de 500 mil casas foram destruídas, de acordo com informações anteriores divulgadas por Bachelet. "Estamos enfrentando uma catástrofe gigantesca, que irá exigir um esforço de recuperação gigantesco", disse após encontro com ministros no palácio La Moneda.

Brasileiros

O voo JJ9381 da TAM, vindo de Santiago do Chile, pousou no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, à 1h40 desta madrugada. É o primeiro voo comercial vindo do Chile desde o terremoto do último sábado (27).

Nesta terça-feira, as autoridades do Chile autorizaram o funcionamento, em regime especial, do aeroporto Arturo Merino Benitez, em Santiago, para voos internacionais.

O voo JJ9381 da TAM, com capacidade para 156 passageiros, partiu de Santiago às 21h (horário local). A companhia também prevê para hoje a chegada, às 11h40 em São Paulo, do voo JJ9379. Outros dois aviões deverão deixar São Paulo em direção a Santiago durante está quarta-feira.

Os voos da Gol foram todos cancelados devido às condições do aeroporto Arturo Merino Benitez, em Santiago. Segundo a central de atendimento ao cliente da companhia, o governo chileno teria proibido o pouso e a decolagem de aviões.

Mais cedo, a Gol havia informado que uma aeronave partiria de Guarulhos às 21h de terça-feira e deveria chegar ao Chile por volta da 1h desta quarta-feira. Outro voo estava programado para decolar às 5h de Santiago em direção a São Paulo e Rio de Janeiro, também foi cancelado.

Por Folha Online - France Presse, em Concépcion
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.