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DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2010 | Geral
Ainda em obras, Rodoanel faz um mês
O Trecho Sul do Rodoanel completou neste sábado (01/05) um mês de operaçăo, mas as obras ao longo da via continuam por toda a extensăo do complexo. Há praças de pedágio em construçăo, grama sendo colocada, além das obras complementares que ainda năo foram entregues em Mauá. A reportagem percorreu a parte da via localizada no ABCD, de Mauá a Săo Bernardo, e contou ao menos 12 pontos em que há homens trabalhando.

As obras complementares em Mauá, que ligam o Rodoanel à avenida Jacu Pêssego pela avenida Papa Joăo 23, săo as mais críticas. Ainda há muitos cones e funcionários que precisam orientar os veículos que passam pelo local. Durante a inauguraçăo do trecho Sul, o atual governador, Alberto Goldman (PSDB), afirmou que as intervençőes seriam concluídas em 60 dias, ou seja, no fim de maio. O viaduto que passará por cima da Papa Joăo 23 já está praticamente pronto, inclusive asfaltado, mas na parte de baixo ainda há muito a ser feito.

De acordo com balanço da Secretaria de Transportes do Estado, mais de 1 milhăo de veículos utilizaram a via nos primeiros 25 dias de operaçăo, sendo cerca de 30% pesados (caminhőes) e 70% leves (automóveis). A Pasta divulgou ainda que, desde a segunda quinzena do mês, foi verificado aumento do número de veículos pesados, que durante a semana representam entre 39% e 42% do total de tráfego. Nos finais de semana, aumenta o número de veículos leves.

Com cerca de 15 dias de operaçăo, a pista passou por sua primeira grande intervençăo, próximo ao km 79, no qual estăo sendo realizadas obras de drenagem. A Dersa afirmou, em nota, que as obras já estavam previstas, mas năo especificou por que năo foram feitas antes da inauguraçăo. Ao menos dois veículos sofreram acidentes no trecho por causa da aquaplanagem.

No primeiro mês de operaçăo, o Trecho Sul também registrou seu primeiro acidente grave: no último dia 20, dois caminhőes se chocaram e o resgate durou mais de cinco horas, provocando congestionamentos ao longo de toda a via. Houve vazamento de produtos químicos na pista, removidos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de Săo Paulo). Os dois motoristas das carretas tiveram ferimentos leves.

Falta aderência - Engenheiros especializados na pavimentaçăo de rodovias alertaram para a falta de aderência nas pistas do trecho Sul do Rodoanel. Joăo Virgílio Marigi, professor de engenharia de transporte da Universidade Mackenzie, ressaltou os defeitos da obra inaugurada por Serra no mês passado. "O gestor desta obra năo se preocupou com a segurança de quem vai trafegar pela via", disse Merigi, que chegou a dar consultoria para as obras.

Duas semanas após a inauguraçăo, eram visíveis buracos, falta de defensas, ondulaçőes, pinturas de sinalizaçăo desgastadas e pavimentaçăo sem aderência. "Buracos e bordas da pista săo desgastes que deveriam aparecer após 15 anos de vida útil da estrada de rodagem", explicou o professor.

Interligaçăo - O Trecho Sul, com 61,4 km de extensăo e investimento de R$ 5 bilhőes, foi concluído no final de março deste ano e liberado para operaçăo em 1º de abril. Junto com o trecho Oeste, em operaçăo desde 2002, interliga sete das dez principais rodovias de acesso a Săo Paulo: Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera, Bandeirantes, Anchieta e Imigrantes.

Por Camila Galvez - ABCD Maior
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