NOTÍCIA ANTERIOR
Sabores na Rua atrai mais de 7 mil pessoas em Santo Andre
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo terá feira noturna no estacionamento do Metrópole
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/08/2015 | Setecidades
Água é descartada como causa da contaminação de alunos
Água é descartada como causa da contaminação de alunos Caio passou por cirurgia e continua na UTI do Hospital Brasil. Foto: Reprodução Rede Globo
Caio passou por cirurgia e continua na UTI do Hospital Brasil. Foto: Reprodução Rede Globo
Hospitalizados já são 51; caso mais grave é de Caio, que acordou no início desta noite, e evolui bem

A água não foi a causa da contaminação que vitimou 51 alunos do Colégio Jatobá, em Santo André, hospitalizados com gastroenterite provocada por uma bactéria agressiva. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (24/08).

A bactéria causadora do surto é a Shigella sonnei. Todos os estudantes infectados só receberão alta a partir do fim desta semana. O colégio só poderá ser reaberto na próxima semana, para que o período de sete dias de incubação da bactéria se complete e diminua o risco de novos casos.

O número de hospitalizados subiu nesta segunda-feira e já totaliza 51, internados em unidades médicas de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Capital. Dos alunos internados em Santo André, no Hospital Brasil, o estado de saúde de Caio, de 8 anos, é considerado o caso mais grave, mas está evoluindo bem, conforme informações da jornalista Gabriela Vieira Maria, tia do menino.

LAUDOS

Os laudos sobre a qualidade da comida e informações clínicas dos 70 funcionários do colégio devem ser apresentados até o fim desta semana. “Somente com esses dados podemos ter total certeza do agente causador e que medidas vamos tomar junto à escola”, adiantou o secretário de Saúde.

O menino Caio está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) desde a última quarta-feira (19/08). O secretário municipal informou que no Hospital Brasil 29 crianças estão internadas. Destas, quatro estão na UTI. Porém, fora o caso de Caio, os outros três menores já estão liberados para a enfermaria. “O menino Caio ainda não está totalmente fora de risco. Porém, a evolução é satisfatória”, comentou o secretário de Saúde. “Os demais já estão liberados para aguardar na enfermaria. Contudo, faltam vagas que estão ocupadas pelos outros alunos infectados.”

“Ele não está mais entubado ou sedado. A cada minuto, está melhor e reagindo ao tratamento”, analisou Gabriela. Apesar da melhora no quadro geral, Caio segue sem previsão de alta da UTI. “Temos que esperar os resultados dos exames que foram realizados”, explicou a tia.

No início da noite, em postagem no Facebook, o pai do menino, Gabriel Diogo de Lima, informou que Caio acordou. “Escutei a voz dele depois de quatro dias. Coisa corriqueira, mas estava me matando por dentro não ouvi-lo”, escreveu.

Com informações de Renan Fonseca

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.