NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá sedia torneio de ginástica rítmica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Acidente envolvendo um carro e um caminhão deixa dois feridos em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/06/2011 | Cidade
Agricultura Urbana já produziu 25 mil pés de alimentos em Mauá
Desde junho de 2010, a Prefeitura de Mauá incentiva o plantio de alimentos orgânicos em hortas comunitárias. A ação faz parte do programa Agricultura Urbana, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Alimentar (SSA) de Mauá em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Desde o inicio do projeto, já foram produzidos 25 mil pés de diversos alimentos como alface, beterraba, jiló, almeirão, cenoura, milho, coentro, couve-flor e brócolis. Mauá possui três hortas comunitárias: no Zaíra, no Sônia Maria e em um terreno na Estrada do Carneiro. Todo alimento produzido é revertido para as famílias, para associações e para o Banco de Alimentos da cidade.

Um dos diferenciais do programa Agricultura Urbana é que todos os alimentos produzidos são orgânicos, ou seja, sem nenhum agrotóxico. Outra peculiaridade é o reaproveitamento da água da chuva usada para regar a horta.

No Zaíra, o terreno da horta fica na Associação das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus - Lar Zaíra, e possui 20 famílias que plantam e colhem. Os beneficiários expõem que a iniciativa proporciona diversas melhorias. Maria José Inácio, de 64 anos, está no programa desde o começo e expõe como o plantio mudou sua vida. Maria sofreu um acidente quando tinha 54 anos e, segundo ela, os médicos disseram que seria necessário utilizar próteses. “Desde que comecei a trabalhar aqui me sinto outra, minha vida melhorou 80%. Não sinto mais as dores que sentia”, contou. “Venho aqui de segunda a segunda, para mim é uma terapia, me sinto bem aqui”, continuou a aposentada. Na entidade, o plantio acontece toda quarta-feira.

O outro terreno, localizado na Estrada do Carneiro, conta com 5 produtores voluntários. Um deles é o Rubens Correa de Barcelar, 56 anos, mais conhecido como “sorriso”. Rubens leva a alegria para o plantio. “O que me dá prazer é acompanhar o crescimento da semente e depois colher os produtos”, afirmou. Porém Rubens confessou que a hora boa mesmo é a de comer. “Com certeza é a melhor parte”, disse.

“Queremos melhorar a Agricultura Urbana no município criando um novo terreno para ser usado como horta comunitária e também transformar o programa em geração de renda”, explicou o secretário de Segurança Alimentar, João Carlos Alves. O secretário ajudou a implantar o programa nas cidades de Santo André e Diadema. Quem quiser participar do programa pode procurar a SSA pelo telefone 4519-8556.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.