NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura oferece cursos profissionalizantes com início em maio e junho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com envelhecimento da população, Mal de Parkinson precisa ser mais conhecido
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/05/2012 | Cidade
Agricultores de Mauá participam de feira internacional de produtos naturais
Excursão tem caráter inclusivo para cultivadores orgânicos e deficientes visuais; objetivo é ampliar possibilidades de inserção no mercado

Voluntários do Programa Agricultura Urbana e Periurbana - projeto que incentiva o cultivo de produtos orgânicos-, visitaram a Bio Brazil Fair, feira internacional de alimentação saudável e produtos naturais nesta quinta-feira, 24. Na ocasião, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o que há de novo no mercado de produtos naturais, a fim de aproximar o conhecimento adquirido na terra com a realidade de mercado.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Alimentar, tem dois objetivos principais: promover a qualidade da alimentação e geração ou complementação de renda. Por isso, para o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto e pela visita, Jair Medeiro, ressalta a importância da participação do grupo de eventos como a Bio Brazil. “O resultado (da visita do último ano) foi maior que o esperado. O pessoal ficou estimulado a continuar no projeto. E eles se sentiram inseridos em um sistema, percebem que pode ir além de um programa da Prefeitura. Esta consciência alavancou a segunda parte do trabalho.”

Além de ensinar o cultivo dos produtos orgânicos, a meta é desenvolver o cultivo dos produtos voltado para a comercialização. Por isso, os participantes que já produzem e fazem conserva de pimentas, aprenderão a prepará-las com molho para vender.

Maria dos Santos, mais conhecida como “Dona Maria”, estava animada com o evento. A moradora do Jardim Zaíra faz questão de participar de todos os eventos relacionados à horta pois, desde que começou a cultivar produtos orgânicos, sentiu melhora na saúde física e psicológica, como a cura da depressão. “(Participar da feira) Foi uma boa oportunidade para conhecer novos produtos”, diz ela, que trabalha na horta diariamente, das 7h às 10h.

Ao todo, 34 pessoas participaram da excursão, entre voluntários do Programa Agricultura Urbana, da Cooperativa de Catadores (Coopercata) e da Associação Mauaense de Assistência e Apoio aos Deficientes Visuais (Amadevi). “Vou levar o nome de novos produtos para incentivar os outros deficientes visuais a participar mais destes eventos”, afirmou Leda Santos, de 40 anos, que dá aulas de informática na Amadevi e sempre participa dos eventos que é convidada para “conhecer produtos diferentes do que a gente vê em outros lugares”.

O programa, que conta com duas hortas, cultiva alface, rúcula, escarola, pimenta de bico, beterraba, cenoura, berinjela, mandioca, maracujá, hortelã, milho, coentro, erva cidreira, chicória, salsão e quiabo, todos sem uso de produtos químicos. O que é colhido é usado para manter um asilo que têm 21 idosas e um orfanato com 91 crianças no Jardim Zaíra. Em caso de excesso, os produtos são encaminhados para o Banco de Alimentos municipal.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.