NOTÍCIA ANTERIOR
Presentes para o Dia da Mulher têm até 80% de imposto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sindicatos pedem suspensão da restrição de caminhões
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/03/2012 | Economia
Agências do BB da Região aderem à manifestação da categoria
Agências do BB da Região aderem à manifestação da categoria  Manifestação pacífica em frente ao Banco do Brasil da Rua Jurubatuba. Foto: Amanda Perobelli
Manifestação pacífica em frente ao Banco do Brasil da Rua Jurubatuba. Foto: Amanda Perobelli
Protesto reivindica cumprimento de jornada de seis horas por dia

Os bancários do Banco do Brasil realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (07/03) em todo o País para reivindicar a redução da jornada de trabalho de seis horas estipulada por lei para a categoria. No ABCD, as ações ocorreram nas agências de Santo André e São Bernardo às 10h.

O diretor executivo do Sindicato dos Bancários do ABC e funcionário do Banco do Brasil, Otoni Pedro de Lima, afirmou que cerca de 60% dos funcionários têm uma jornada de trabalho de oito horas estipulada pelo banco. " Todos são concursados e entram como escrituário com uma jornada de seis horas, mas para ocupar qualquer outra função e ser promovido ele opera por uma jornada de oito horas. Além das horas extras que são quase diárias. O salário não é tão compatível com essas duas horas a mais, compensaria mais se fosse hora extra. Então, lutamos para que o funcionário bancário tenha as seis horas estipuladas pela lei".

As agências que receberam a ação na Região foram na avenida Senador Flaquer, em Santo André e a da Rua Jurubatuba em São Bernardo. Os sindicalistas realizaram uma reunião com os funcionários antes do horário de abertura da agência enquanto os clientes já aguardavam do lado de fora. Eles explicara, sobre os motivos da ação e o andamento das negociações.

Em São Bernardo, cerca de 100 pessoas aguardaram na fila, já que a reunião se estendeu e a agência abriu às 10h30.

Lima explicou que a data (07/03) é estratégica, já que coincide com o quinto dia útil do mês, em que há grande movimento nas agências, o que possibilita estender a informação para mais pessoas. " É importante dialogar e a população saber sobre as nossas lutas, já que boa parte dela é para melhorar o atendimento ao cliente também. São muitos itens de reinvidicações, entre elas a ampliação do horário de atendimento na agência para o horário comercial e com funcionários bancários em dois turnos", disse.

Na Região são cerca de 62 agências e mil funcionários. E apesar do atraso na unidade de São Bernardo, a população respeitou o ato e muitos concordaram com a luta. " Se está na lei que eles têm direito, o banco tem que cumprir. O ato é pacífico e não prejudicou os clientes", disse a servidora pública, Suzi dos Santos, 47 anos.

O intuito do ato realizado pelos sindicatos da categoria em todo o País é retomar as negociações com o Banco do Brasil para que as reinvidicações sejam atendidas. A última reunião ocorreu em fevereiro, mas o banco não se posiciou sobre o assunto com os sindicatos até a data de hoje.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.