NOTÍCIA ANTERIOR
Brasil já tem 20 infectados pelo vírus da nova gripe
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aeronáutica identifica manchas de óleo e sinais metálicos a 650 km de Fernando de Noronha
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2009 | Geral
Aeronáutica divulga nota sobre desaparecimento de avião
O Comando da Aeronáutica divulgou uma nota com informações sobre o desaparecimento do avião da Air France que decolou ontem à noite do Rio de Janeiro com destino a Paris, com 228 pessoas a bordo. De acordo com a nota, a companhia Air France informou ao Cindacta 3, às 8h30 desta segunda-feira (horário de Brasília) que, a 100 km da posição Tasil (1.228 km de Natal), o voo 447 enviou, na noite de ontem, uma mensagem à companhia relatando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico).

A aeronave tinha 216 passageiros - 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebê - e 12 tripulantes. A lista com a identificação dos passageiros ainda não foi divulgada à imprensa.

Ainda de acordo com a nota, às 2h30 de hoje o Salvaero-Recife acionou os meios de busca da FAB (Força Aérea Brasileira), com uma aeronave C 130 Hércules, uma 1P-95 Bandeirante de Patrulha Marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento. A nota ainda relata que no horário estimado para a posição Tasil (às 23h30 de ontem) o avião da Air France não efetuou o contato de rádio previsto com o Cindacta 3.

O avião partiu do Aeroporto do Galeão às 19h30 de ontem e às 22h33, hora de Brasília, fez o último contato de rádio com o Cindacta 3, na posição Intol (565 km de Natal). Nesse último contato, a aeronave informou que ingressaria no espaço aéreo Dacar-Senegal. A nota acrescenta que às 22h48, quando o avião saiu da cobertura do Cindacta 3, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que o avião voava normalmente, a 35 mil pés de altitude e uma velocidade de 840 km/h.

Atingido por raio - O diretor de Comunicação da companhia aérea francesa, Francois Brousse, informou nesta manhã que a hipótese mais provável para o desaparecimento é que a aeronave tenha sido atingida por um raio.

"O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", declarou Brousse à imprensa. "O avião entrou em uma zona de tempestades com fortes turbulências, que provocaram falhas", completou.

Cenário trágico - Em entrevista à radio France Info, o ministro francês do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, declarou que, infelizmente, deve-se esperar pelo "mais trágico cenário". Segundo ele, que descartou a possibilidade de sequestro, a reserva de combustível do avião já deve ter acabado.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse estar "muito preocupado" com o desaparecimento do avião. Em nota, ele informou ter enviado o ministro do Transporte, Dominique Bussereau, e Jean-Louis Borloo ao aeroporto Charles de Gaulle para acompanhar a situação.

Segundo um porta-voz da companhia francesa, o comandante de bordo do avião era muito experiente e estava há bastante tempo na companhia. Ele ressaltou que a Air France está mobilizada para dar qualquer informação técnica que reunir.

Por Diário Online - Agências / Foto: www.abtlp.org.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.