NOTÍCIA ANTERIOR
Sindicato mobiliza metalúrgicos em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comissão da Verdade vira moda no Grande ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/10/2013 | Cidade
Advogados da Leblon são acusados de fraude
Advogados da Leblon são acusados de fraude Foto: Divulgação - Diário Online
Foto: Divulgação - Diário Online
A participação do escritório de advocacia Guilherme Gonçalves e Sacha Reck, que defende a Viação Leblon em Mauá, ocasionou a suspensão de uma licitação bilionária no Distrito Federal. Os advogados foram acusados de direcionar resultado de um certame na Capital do País.

O juiz de direito da 1ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Mário Henrique Silveira de Almeida, expediu liminar e mandou suspender o contrato com a Viação Piracicabana e Viação Marechal. O Judiciário entendeu que há indícios de fraude na licitação que pode chegar ao valor de R$ 1 bilhão ao ano.

O magistrado ressaltou que a concorrência pública não teve isonomia por conta da atuação de Sacha Reck. O advogado é consultor jurídico contratado pelo governo de Agnelo Queiroz (PT) e participou na elaboração da ata de apresentação dos envelopes, trabalho de competência da comissão de licitação. O juiz acrescentou que o escritório definia de maneira prévia o teor das decisões administrativas da mesa avaliadora.

Almeida considerou que a atuação do escritório “ultrapassou a função de mera consultoria, atuando como efetivos julgadores dos atos relacionados ao processo licitatório”. Ele reiterou que Reck trabalhou para ao menos duas participantes do processo.

Na liminar, Silveira de Almeida traçou o paralelo entre as fraudes cometidas no Distrito Federal com apontamentos realizados numa licitação de transporte público no Paraná. O escritório participou de ambas as concorrências públicas.

Em nota, os advogados negaram atuação ilegal e consideraram a liminar uma manobra de empresas da Brasília que não aceitam o fim do monopólio no setor. “Os usuários do transporte coletivo de Brasília e as legítimas instituições de Estado têm a convicção plena de que o processo de licitação acompanhado por esse escritório transcorreu dentro da maior lisura e transparência”, reiteraram.

BRIGA MAUAENSE

Gonçalves e Reck representam a Leblon no processo aberto pela Prefeitura para tirar a empresa do município. No mês passado, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) derrubou a liminar que permitia a atuação da companhia na cidade, passando o controle para o município. O Executivo decidiu que os 18 itinerários da viação serão mantidos até que nova licitação seja aberta.

Por Cynthia Tavares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.