NOTÍCIA ANTERIOR
ONG paga plástica polêmica a menina vítima de bullying
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mapa do silicone masculino
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2012 | Saúde e Ciência
Adolescentes têm assistência especial na FMABC há 25 anos
Jovens ganharam Centro de Referência. Mesa redonda neste dia 21 (sexta-feira) reunirá autoridades federais e estaduais

Idade de grandes transformações físicas e psíquicas, além de sujeita hoje a situações de grande risco social, a adolescência ainda não tem assistência adequada na rede de saúde pública. Os motivos vão desde falta de espaços adequados ao acolhimento até o despreparo de profissionais para lidar especificamente com essa população dos 10 aos 19 anos, ou seja, que já passou da fase do pediatra e ainda não chegou ao médico de adultos.

Há 25 anos, para ajudar a melhorar esse cenário, a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC deu início ao atendimento desses jovens no Centro de Saúde-Escola Parque Capuava, em Santo André. Um quarto de século depois, a aposta mostrou-se acertada: o adolescente da região ganhou não só assistência qualificada à saúde por meio de médicos hebiatras (de Hebe, deusa da juventude), como programas educativos, vivências em grupo e oficinas de capacitação profissional.

No campus da FMABC funciona há dois anos o Centro de Referência Adolescente Cidadão-Esperança, um espaço de atendimento multiprofissional com capacidade para até 2 mil consultas/mês em especialidades como ginecologia, dermatologia, orientação nutricional, fisioterapia e psicologia, entre outros, além de cursos de informática, panificação e reciclagem. Todos são encaminhados pela rede pública da região. Pelo censo do IBGE, há mais de 398 mil adolescentes no Grande ABC (18% da população).

Avanços e perspectivas

Para homenagear os 25 anos do serviço de hebiatria, a FMABC programou para esta sexta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional do Adolescente, uma manhã de palestras e atividades culturais no CEPES (Centro de Estudos e Pesquisas). O evento é aberto ao público. O encerramento se dará com a formatura da 1ª turma de Informática e Robótica, reunindo 30 jovens capacitados durante seis meses, além de uma revoada de balões que trarão mensagens em seu interior. Jovens de escolas da região e atendidos pela FMABC escreveram sobre o que gostariam de desejar para a humanidade.

A programação será aberta com o “Histórico Evolutivo da Hebiatria na FMABC”, a cargo da coordenadora do Centro de Referência, Dra. Ligia de Fátina Nóbrega Reato, seguida de mesa redonda sobre “Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes: Avanços e Perspectivas”, que reunirá Thereza de Lamare Franco Netto (coordenadora do Programa Nacional de Saúde do Adolescente), Albertina Duarte Takiuti (coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente), Mariangela Medeiros (presidente do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria) e Isabel Cristina da Silva Bouzas (do Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os temas centrais são as políticas públicas e as visões da sociedade e da academia sobre a adolescência.

Abrirão o evento o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, e o diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires. Além da área assistencial – que registra 20.259 atendimentos no CSE Capuava até 2009 e outros 18.587 no Instituto de Hebiatria no campus na última década de 2002-2012--, a FMABC impulsionou a especialidade também na área profissional. Em 1990, foi inserido o Ciclo de Adolescência no 5º ano do curso de medicina, em 2005 a Medicina do Adolescente entrou no currículo eletivo, em 2008 foi aprovada oficialmente a Disciplina de Hebiatria no Depto. de Pediatria e na pós-graduação o estágio de hebiatria integra a residência médica (especialização) de pediatria.

Em 2006, a FMABC inscreveu-se no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André para tornar o Instituto de Hebiatria um projeto de responsabilidade social, o que foi aprovado e registrado sob número 093/06 (resolução CMDCA 124 de 2007).

Serviço: 25 Anos da Hebiatria da FMABC, dia 21 de setembro, das 9h às 12h, Anfiteatro do CEPES da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Rua Príncipe de Gales, 821, Santo André (SP).

Por FUABC - Fac. Medicina do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.