NOTÍCIA ANTERIOR
Consumo frequente de antibióticos favorece surgimento de pólipos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Entenda o que é o VSR, vírus que vem assustando pais de crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/04/2017 | Saúde e Ciência
Adolescentes que não se exercitam têm ossos mais fracos, conclui estudo
Estudo avaliou 309 adolescentes durante um período de quatro anos. Força dos ossos é definida pela combinação entre tamanho, densidade e microarquitetura dos ossos.

Cientistas concluíram que adolescentes que fazem menos atividades físicas do que o recomendado tendem a ter ossos mais fracos do que seus colegas que gastam ao menos 60 minutos por dia praticando atividades físicas moderadas ou intensas.

A conclusão foi tirada a partir de um estudo que avaliou 309 adolescentes durante um período de quatro anos. Neste período, os pesquisadores - da Universidade da Colúmbia Britânica e do Instituto de Pesquisa em Saúde Vancouver Coastal, ambos no Canadá - usaram imagens de raio-X 3D de alta resolução para comparar a diferença nos ossos dos participantes.

"Adolescentes que ficam parados não estão trabalhando seus ossos de forma a promover a força do osso", diz Leigh Gabell, principal autora do estudo. A força dos ossos é definida pela combinação entre o tamanho, densidade e microarquitetura dos ossos.

Tanto meninos quanto meninas apresentaram a mesma relação entre atividades físicas e força dos ossos. Segundo os pesquisadores, não é necessário que as atividades físicas sejam estruturadas e organizadas. Brincar no parque, correr com o cachorro e dançar já contam.

"Precisamos de abordagens baseadas na escola e na comunidade que facilitem que crianças e suas famílias sejam mais ativas", afirma Heather McKay, uma das autoras do estudo, que foi publicado em março no periódico "Journal of Bone and Mineral Research".

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.