NOTÍCIA ANTERIOR
Modelo para SP, bônus para docente em NY é cancelado
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC é obrigado a divulgar correção de prova discursiva do Enem
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/07/2011 | Educação
Administração é curso com maior número de formados pelo ProUni
O curso de administração teve o maior número de formados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) desde sua criação, há seis anos, segundo o Ministério da Educação. Do total de 174,5 mil estudantes que fizeram faculdade com bolsa do programa, 23.429 fizeram administração. Há 464 mil bolsistas que estão na faculdade atualmente, de acordo com o ministério.

No conjunto, os cursos de licenciatura formaram 40.514 jovens, segundo o MEC. Já no curso de medicina, o número de formados é de apenas 324, de acordo com o ministério.

No primeiro semestre deste ano, 1,04 milhão de estudantes concorreram a bolsas do ProUni. O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50%).

Entenda o ProUni
O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos prevê a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. O programa concede isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao ProUni.

Quando foi criado?
Em 2004.

Quem pode participar?
O programa é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.

Como são as bolsas?
Podem ser integrais ou parciais (50%).

Como é feita a seleção?
Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quantos já foram beneficiados?
Segundo o MEC, o ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2010, 748 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Fonte: Ministério da Educação

Segundo semestre
Na segunda-feira (25), o Ministério da Educação divulga a terceira e última chamada do programa para vagas do segundo semestre deste ano. Os candidatos selecionados na terceira lista terão até o dia 29 para apresentar os documentos e fazer a matrícula.

Segundo o MEC, o programa teve 460.745 candidatos a 92.107 bolsas de estudos desta edição. Do total de vagas, 46.970 eram integrais e 45.137 eram parciais.

Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão manifestar interesse em entrar na lista de espera, segundo o MEC. O prazo para manifestação de interesse irá de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para oferecer bolsas ainda existentes.

Participantes
Para concorrer às bolsas neste ano, os candidatos tinham de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Puderam se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. O estudante não pode ter nenhum curso superior. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.