NOTÍCIA ANTERIOR
Greve dos coletores de lixo chega ao fim no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após fim de greve, resíduos ainda estão acumulados
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/04/2015 | Setecidades
Acúmulo de lixo vai ter solução em uma semana
Acúmulo de lixo vai ter solução em uma semana Com lixo acumulado durante nove dias, previsão dos coletores é de que normalização será realizada gradativamente. Foto: Rodrigo Pinto
Com lixo acumulado durante nove dias, previsão dos coletores é de que normalização será realizada gradativamente. Foto: Rodrigo Pinto
É o que prevê o sindicato dos coletores; greve da categoria foi encerrada na terça-feira, depois de nove dias

Após o fim da greve dos coletores de lixo no ABCD, que durou nove dias, o Siemaco, sindicato da categoria, estima que em uma semana, a partir desta quinta-feira (02/04), não haverá mais acúmulo de resíduos nos bairros, residências e estabelecimentos da Região. A paralisação terminou na noite de terça-feira (31/03), após prefeitos articularem acordo entre os trabalhadores e as empresas, definindo reajuste de 9,5%.

Os trabalhos foram retomados sem caminhões extras oferecidos nas empresas, de acordo com o presidente do Siemaco, Roberto Alves. Ainda assim, a situação do lixo nas ruas será resolvida em pouco mais de uma semana, conforme estimou. “Voltaram a trabalhar a todo pique, mas os esforços vão ser bem maiores pela quantidade de lixo acumulado”, disse.

Em Santo André, Ribeirão Pires, São Caetano e Diadema, parte da coleta foi feita por equipes em caráter emergencial. São Bernardo e Rio Grande da Serra não foram afetadas. Já em Mauá, os serviços foram interrompidos por completo. “Começamos do zero e espero que no domingo a questão da coleta resolvida. O fato de termos um aterro na cidade agiliza o processo”, disse o prefeito Donisete Braga (PT).

A articulação entre os prefeitos, empresas e categoria foi realizada no Paço Municipal de Santo André, onde ficou definido, além do reajuste de 9,5%, a garantia de emprego por 90 dias após o fim da paralisação. Conforme Alves, o aumento passa a valer em maio, quando também será paga a diferença das horas não trabalhadas, que serão pagas integralmente e compensadas.

Para evitar que haja nova greve em 2016, já ficou acertado um reajuste que equivale ao percentual de inflação mais 1% de aumento real sobre os salários e benefícios. Na avaliação dos prefeitos, a iniciativa pode servir de exemplo para a negociação entre a categoria das demais cidades. No estado de São Paulo, a paralisação ocorreu em cerca de 130 municípios.

Lixo produzido - O ABCD produz, diariamente, 2.700 toneladas de lixo, conforme último levantamento realizado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), em 2013. São Bernardo, maior cidade em habitantes e dimensões, é a campeã em produção de resíduos, com 871,65 toneladas por dia. Rio Grande da Serra é a que produz menos, 37,71 toneladas.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.