NOTÍCIA ANTERIOR
Aventureira ''urbanóide''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pesquisa aponta carros de difícil revenda
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/01/2009 | Veículos
Acima da média
Performance é algo que encanta e conquista quem gosta de dirigir. Acelerar e ser correspondido ou entrar em uma curva e manter o bólido sob controle traduz um pouco o que, para alguns, é o verdadeiro prazer de dirigir. No entanto, poucos carros oferecem isso. Um deles é, sem dúvida, o Linea T-Jet, que tem preço a partir de R$ 73.857.

Seu grande trunfo, como todo veículo com apelo esportivo deve ter, está sob o capô. O T-Jet é equipado com um interessante motor 1.4 16V Turbo a gasolina que confere vigor ao modelo. São 152 cavalos a 5.500 rpm e torque de 21,1 mkgf já disponíveis a 2.250 rpm. O Honda Civic SI, apontado como o principal esportivo nacional, gera um torque inferior: 19,2 mkgf.

Em baixas rotações - até 2.000 rpm - devemos reconhecer que o comportamento do Linea é o de um veículo 1.4 comum. Mas quando passamos desta rotação, o turbocompressor IHI RFH3 (com sobrealimentação de até 1 bar) enche-se e a força é toda transferida para as rodas dianteiras.

Este tipo de propulsor, que passou por um downsizing - tem baixa capacidade cúbica mas é equipado com um turbo - tem conquistado espaço na Europa. Além de consumirem menos combustível, entregam mais potência e reduzem as emissões de poluentes - uma tendência mundial. Segundo dados da Fiat, o Linea T-Jet faz 12 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, índices satisfatórios para um carro com tal desempenho.

A esportividade do modelo é acentuada pelas rodas de liga leve de 17 polegadas que conferem maior estabilidade nas entradas e saídas das curvas. A suspensão tipo MacPherson independente nas quatro rodas tem um acerto mais rígido, ideal para manter a fera nas rédeas. Nas curvas da Rodovia Fernão Dias, altura do município de Mairiporã, o T-Jet deu um show de estabilidade.

Interior - Internamente, a versão apimentada do Linea revela alguns pontos fracos. O primeiro deles é o espaço interno reduzido em comparação com a concorrência. Apesar de uma distância entre eixos de 2,60 metros - 9 centímetros a mais do que o irmãozinho Punto -, o T-Jet é 11 centímetros menor que, por exemplo, o Citroën C4 Pallas, referência em espaço interno entre os sedãs médios. Ponto positivo para a satisfatória capacidade do porta-malas: 500 litros.

O acabamento também deixa um pouco a desejar. Algumas peças de plástico apresentam rebarbas e os encaixes não são tão precisos como deveriam ser em um veículo que custa mais de R$ 73 mil. A escolha do revestimento dos bancos e dos painéis das portas em microfibra e tear é interessante, principalmente do ponto de vista do bolso do consumidor. Porém, a cor bege pode, para os que não têm muito amor ao carro, sujar rápido.

A posição ao dirigir também é excelente, facilitada pelos ajustes do volante (altura e profundidade) e do banco que, infelizmente, não são elétricos.

Equipamentos - Um dos pontos fortes não somente da versão T-Jet, mas de toda a linha Linea, é a ampla lista de equipamentos de série. Quem optar pelo turbinado, leva de série ar-condicionado digital, direção hidráulica, faróis de neblina, controlador de velocidade, air bag duplo, freios com ABS, rádio CD player com MP3 e RDS integrado ao painel, sensor de estacionamento, sensor crepuscular, entre outros mimos que tornam a vida dentro do sedã muito mais agradável.

Entre os opcionais, a Fiat oferece revestimento parcial dos bancos em couro por R$ 1.867, Blue&Me Nav (navegador acoplado ao painel de instrumentos com comando de voz) por R$ 1.077 e air bags laterais e de cortina por R$ 2.454. Com tudo isso, o preço do T-Jet pode alcançar os R$ 79.255.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.