NOTÍCIA ANTERIOR
Casos de câncer de intestino aumentam nas grandes cidades, especialmente entre os jovens
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministério da Saúde amplia acesso ao DIU de cobre no SUS
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/12/2017 | Saúde e Ciência
Acidentes domésticos: como prevenir, o que fazer ou não caso aconteça? Bem Estar conta
Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina e isso acontece porque muitos materiais utilizados no dia a dia parecem que não oferecem perigo, mas podem causar danos severos, sobretudo à visão. Além dos objetos, topadas e quedas também são bastante comuns.

Sabe aquela sopradinha no olho pra tirar um cisco, que na verdade é quase um gesto de carinho? O Bem Estar desta quinta-feira, 7 de dezembro, mostra que isso é perigoso. O sopro pode levar bactérias e até infeccionar o olho. O oftalmologista Dr. Pedro Carricondo explica o assunto e fala também sobre o descolamento de retina, mais comum depois dos 50 anos. O importante é prestar atenção nos sintomas.

E você já viu aquelas arminhas de brinquedo que atiram com uma borrachinha macia? Elas podem se tornar uma verdadeira ameaça porque atingem 100 km/h. E se acertar no olho de alguém, você sabe o que fazer? A Dra. Ana sabe e explica tudo pra gente.

Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina e isso acontece porque muitos materiais utilizados no dia a dia parecem que não oferecem perigo, mas podem causar danos severos à visão. Além dos objetos, topadas e quedas são também são bastante comuns.

As crianças são as principais vítimas, mas os adultos também podem machucar os olhos por acidente e até mesmo por distração. Idosos costumam se acidentar e muitas vezes, pela queda, ferem os olhos. Por isso, a casa deve estar preparada para evitar os tombos (retirar tapetes, iluminação adequada, ajudam). Pessoas que já sofreram acidentes e ou até que já perderam a visão de um dos olhos, precisam de cuidado redobrado.

A recomendação é evitar coçar os olhos, pois isso facilita o aparecimento de infecções e irrita muito mais os olhos. Nos USA é muito comum as pessoas utilizarem materiais de proteção (óculos, máscara e luvas) para realizar pequenos reparos domésticos, com o uso da furadeira, por exemplo. Se isso fosse uma prática aqui no Brasil, muitos acidentes poderiam ser evitados, pois geralmente eles acontecem de forma "boba e inocente", quase por distração.

- Plantas. É preciso cuidado para manusear as plantas, pois algumas contém espinhos que podem ferir os olhos. Outras soltam líquidos e podem causar irritações na vista. É sempre bom utilizar luvas e óculos. O procedimento, caso aconteça, é o mesmo dos produtos de limpeza, lave com água abundantemente e busque ajuda. A parte mais danosa para os olhos é a seiva. O pólen amarelo pode causar alergia.

- Pancadas e boladas. Boladas, pancadas e socos podem causar danos severos. Rolha de champanhe também faz um estrago daqueles. Bolas pequenas como de tênis ou golfe causam estragos maiores. A de futebol causa trauma, mas as pequenas podem até "explodir" o olho. Uma bolada de tênis, squash, paintball ou golfe pode causar hemorragia no olho, descolamento do cristalino e da retina. Na grande maioria das vezes, ficam sequelas.

- Brinquedos. Muitos brinquedos como flechas e revólveres podem causar traumas nos olhos, semelhante a batidas e quedas. Caso aconteça, proteja o olho e corra para o hospital ou oftalmologista.

- Areia e terra. Podem causar arranhões na córnea. Lave com água abundante para tirar o máximo da areia, porém é bem difícil eliminar tudo. Areia e terra nos olhos doem muito e a cada piscada, pode ocorrer um novo arranhão na córnea. Para retirar todo o resíduo, o oftalmologista deve pingar um anestésico. Quando a lesão é simples, a cicatrização é bem rápida.

- Cisco. O melhor a fazer é lavar com água corrente e pingar um colírio lubrificante. Pedir para alguém soprar não é uma boa, primeiro porque não sai assim tão fácil, segundo porque se houver alguma lesão no olho pode ocorrer uma contaminação com as bactérias expelidas pela outra pessoa.

- Insetos. Acidentes com insetos nos olhos é mais comum do que se imagina. Mosquitinhos e besourinhos podem entrar nos olhos e por causa da umidade, ficar presos e até morrer ali dentro. Além dos pedaços do bicho, é possível que ele libere líquidos orgânicos que causam queimaduras.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.