NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá poderá ganhar campus da Universidade Federal do ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá tem 36 casos confirmados de contaminação por gripe suína
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/09/2009 | Cidade
Acidentes de trânsito caem 26% em Mauá
Em julho, Mauá registrou queda de 26% nos acidentes de trânsito se comparado com maio, mês de maior índice de ocorrências registradas na cidade. Também houve queda de 22% no número de acidentes com vítimas e de 23% nos casos sem vítima. O maior recuo foi o de atropelamentos, que caiu 46%. Os resultados são frutos da intensificação de três fatores: orientação educati­va com pedestres e mo­to­ristas; fiscalização eletrônica; e instalação de sinalização vertical e horizontal nas vias.

O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, explicou que em 2004 o município registrou 13 óbitos em acidentes de trânsito, e que em 2005 o número subiu para 47. “A cada ano o índice aumentava mais. A Organização Mundial da Saúde considera aceitável que a cada 100 mil veículos haja 1,8 óbito. Porém, aqui estamos trabalhando para reduzir ainda mais. Nossa meta é juntar fluidez, segurança e preservação de vida”, afirmou.

No início de julho foram instalados 20 radares de controle de velocidade, avanço de sinal vermelho e lombada eletrônica nas ruas do município, além da implementação de sinalização vertical e horizontal e da realização de campanhas, como Educação para Mobilidade. “É importante que o munícipe saiba que pode circular pela cidade com segurança. No trânsito é preciso ter um olhar solidário. O motorista tem de respeitar o pedestre; o caminhão precisa respeitar o carro pequeno, que tem de respeitar o ciclista e assim por diante”, comentou Santos.

Vítimas fatais

Além da diminuição do índice de acidentes de trânsito, Mauá não registrou, em julho, vítima fatal e conseguiu alcançar o menor índice de acidentes envolvendo feridos desde do início deste ano. Até então, o menor número da cidade tinha sido de 81 feridos, nos meses de fevereiro e março. Em julho foram registradas apenas 71 vítimas. Já sobre os incidentes fatais, o município computou, durante o primeiro semestre, 12 mortes.

Segundo Santos, nos próximos dias serão encaminhados para as escolas municipais questionários para que os pais dos estudantes apontem os principais riscos no trajeto casa/escola. “Os responsáveis poderão falar sobre necessidades como semáforo, mais sinalização, lombadas, entre outros. A ideia é fazer um mapeamento e filtrar as localidades do município que oferecem mais perigo para acidentes e, assim, trabalhar a prevenção”, explicou o secretário, ao ressaltar a importância da participação dos munícipes. “Será uma ferramenta valiosa, por isso, espero que todos contribuam com a pesquisa”, pontuou.

Por Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.