NOTÍCIA ANTERIOR
Camiseta da etapa de Mauá do Circuito regional será preta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fundição Tupy corta 300 em Mauá e transfere parte da produção para Joinville
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2015 | Cidade
Acidente na Braskem deixa pelo menos cinco feridos
Acidente na Braskem deixa pelo menos cinco feridos Agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e Samu foram até o local. Foto: Amanda Perobelli
Agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e Samu foram até o local. Foto: Amanda Perobelli
Todos eram trabalhadores terceirizados; incêndio já foi controlado pelos bombeiros

Um acidente em forno da linha de produção da empresa Braskem, no Polo Petroquímico localizado na divisa de Santo André e Mauá, feriu pelo menos cinco trabalhadores. O acidente mobilizou mais de 10 viaturas do Corpo de Bombeiros além de duas unidades de helicópteros Águia, da Polícia Militar, por volta de 17h desta quarta-feira (14/10).

De acordo com informação de um funcionário, houve uma grande explosão, seguida de uma onda de choque que abriu portas e trincou vidros da empresa. Ainda de acordo com o trabalhador, cinco vítimas foram atendidas no ambulatório da própria Braskem com ferimentos leves. Ainda não se sabe o que teria causado a explosão. “Ouvimos uma explosão muito forte. Janelas e portas tremeram, os vidros quebraram e fomos todos para fora e vimos as chamas já altas”, contou o funcionário, que não quis se identificar.

Agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram até o local. O trânsito na avenida dos Estados ficou completamente travado e o fluxo foi desviado para ruas e travessas próximas.
TERCEIRIZADOS

De acordo com o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart, entre os feridos um ficou com o braço fraturado. Todos eram trabalhadores terceirizados que atuavam na manutenção do forno que explodiu.

“Mais um vez são os trabalhadores terceirizados que são feridos. Não sabemos o motivo do acidente. Por isso é importante combater a terceirização para evitar que mais trabalhadores se machuquem”, afirmou o sindicalista.

Nos últimos dias, chamas altas do flair (chaminé) da empresa chamaram a atenção dos moradores da região, mas o sindicalista disse que este é um procedimento normal da empresa resultante da queima de excedente de gás no processo de produção.

“A gente sempre fica com medo por conta das labaredas que saem das chaminés. Moro aqui há quase 10 anos e minha família sempre teme que uma explosão grande possa destruir nossa casa”, afirmou Gilberto Aparecido Cardoso, 28 anos, morador do Bairro Sônia Maria, em Mauá.

CONTROLADO

Em seu site, o Corpo de Bombeiros informou que o incêndio foi controlado por volta de 17h45. Em nota, a Braskem informou que o incidente ocorreu por volta das 16h30 e cinco pessoas que trabalhavam próximas ao local sofreram ferimentos sem gravidade, tendo sido encaminhadas para atendimento médico.

“Todos os procedimentos de segurança foram adotados e o foco do incidente foi controlado”, informou a nota.

“Ressaltamos que a unidade foi preventivamente paralisada, de modo a garantir a integridade e a segurança de nossos funcionários e da comunidade local”, conclui a nota da empresa.

Colaborou Michelly Cyrillo

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.