NOTÍCIA ANTERIOR
Uruguai é o primeiro país a liberar adoção gay na América Latina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Morrem as gêmeas siamesas que seriam separadas em cirurgia na Arábia Saudita
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/04/2010 | Internacional
Acidente aéreo mata presidente polonês e 88 membros do governo
O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morreu neste sábado (10) aos 60 anos, quando o avião em que viajava com 95 pessoas, entre elas sua mulher, Maria, e os principais comandantes das Forças Armadas, caiu perto de Smolensk (oeste da Rússia). Entre os mortos também está o presidente do Banco Central polonês, Slawomir Skrzypek. Não houve sobreviventes.

O desastre, além de ter chocado 38,4 milhões de poloneses, afeta gravemente a estrutura do governo polonês, principalmente a cúpula militar do país. Ao todo, 88 membros do governo morreram no acidente. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês, Piotr Paszkowski, disse ao canal TVN24 que outras pessoas-chave do governo do país também foram vítimas do acidente.

- O avião teria se chocado com árvores, incendiando em seguida. A bordo viajavam o presidente, sua mulher, o chefe do Estado-Maior e o vice-ministro das Relações Exteriores, Andrzej Kremer.

Todos se dirigiam a Katyn, perto de Smolensk, para assistir a um ato em homenagem a oficiais poloneses executados há 70 anos pela polícia do ditador soviético Josef Stalin (1878-1953). O avião caiu às 10h50 no horário local (2h50 no horário de Brasília), perto de uma pista de pouso que fica na periferia da cidade de Pechersk, a alguns quilômetros de Smolensk.

A aterrissagem ocorreu "em condições de névoa espessa", informou o ministério russo das Relações Exteriores, em comunicado. A suspeita é que o acidente tenha sido causado por um erro do piloto, informou a agência RIA Novosti, citando fonte das forças de segurança russas.

Segundo a agência Interfax, as autoridades russas propuseram à tripulação polonesa o pouso em Minsk ou em Moscou, devido à névoa, mas o piloto preferiu descer perto de Smolensk.

Acidente aconteceu na quarta tentativa de pouso

O acidente ocorreu quando o piloto tentava aterrissar pela quarta vez, diz a Interfax. A televisão russa está divulgando imagens dos restos do avião espalhados por um bosque – é possível ver os fragmentos em chamas do aparelho.

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, e o primeiro-ministro, Vladimir Putin, prometeram investigação minuciosa. A União Europeia, por meio de sua presidência de turno, a Espanha, expressou "solidariedade" à Polônia. A chanceler alemã Angela Merkel se declarou "profundamente consternada".

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.