NOTÍCIA ANTERIOR
Site do banco Banrisul é redirecionado para página falsa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novos MacBook Pro têm barra ''touch'' no teclado e leitor de digital
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/10/2016 | Informática
Acessibilidade: programas permitem controlar o PC e o smartphone com os movimentos da cabeça
Acessibilidade: programas permitem controlar o PC e o smartphone com os movimentos da cabeça
Conforme a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a internet está presente em mais de 50% das residências brasileiras. Mas a inclusão digital deve ser ampla, principalmente se o internauta precisar contar com recursos de acessibilidade para melhorar a sua experiência durante a navegação na internet. Nessa coluna será apresentado um programa para PC e um aplicativo para dispositivos móveis para o controle do cursor no mouse através dos movimentos da cabeça, confira.

No PC
É possível utilizar um computador antigo ou com uma configuração básica como ferramenta de acessibilidade. O Enable Viacam é um programa gratuito suportado pelo sistema operacional Windows e distribuições GNU/Linux - para funcionar ele requer apenas uma webcam conectada ao equipamento. Depois de instalado será preciso calibrar a sensibilidade do reconhecimento facial. Através do programa o usuário poderá controlar completamente o cursor do mouse, habilitar o teclado virtual padrão do sistema, posicionar a barra de rolagem da tela, abrir e fechar programas. Para não comprometer a utilização do Enable Viacam é recomendável que o usuário esteja com o rosto completamente iluminado. A sensibilidade dos movimentos pode ser ajustada conforme a necessidade e redefinida sempre que for necessário. O seu instalador está disponível gratuitamente para download nesse link (aqui).

No tablet ou smartphone
Existe uma versão do programa destinada a dispositivos móveis da plataforma Android. O aplicativo requer uma câmera frontal e versão 4.1 ou superior do sistema. Após instalado é possível definir algumas configurações relacionadas ao comportamento do toque na tela. Os movimentos com a cabeça são parecidos com os necessários para controlar o cursor na versão para computadores. Mas vale salientar que existem algumas restrições de funcionamento do aplicativo, ele pode apresentar falha ao tentar controlar o Google Earth, Maps, games ou ser executado simultaneamente com outro aplicativo que utilize a câmera do dispositivo. O aplicativo está disponível gratuitamente para download na Google Play.

Por Ronaldo Prass - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6230 dias no ar.