NOTÍCIA ANTERIOR
Emoji mais usado no Facebook no Brasil é o ''Sorriso com olhos de coração''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Super Wi-Fi: como as frequências não usadas de TV podem levar a internet a lugares remotos
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/07/2017 | Informática
Aceitar pedido de amizade no Facebook pode fazer com que perfil seja hackeado? Não é verdade!
 Aceitar pedido de amizade no Facebook pode fazer com que perfil seja hackeado? Não é verdade!
Mensagem pede para que pessoas ignorem certos perfis, como o de Jayden K. Smith, na rede social. Facebook diz que pedido de amizade não dá controle sobre o computador.

Usuários têm recebido mensagens no Facebook com um aviso para tomar cuidado com a solicitação de amizade de Jayden K. Smith. Segundo o texto, se o convite for aceito, a pessoa terá o perfil hackeado, e também colocará em risco todos os seus amigos na rede social. Não é verdade.

A falsa ameaça pede para que o texto seja compartilhado com todos os seus amigos, para que eles também se protejam.

Ao G1 o Facebook diz que está ciente do compartilhamento deste tipo de mensagem, e atesta que ela é um boato. “Aceitar um pedido de amizade no Facebook ou Messenger não dá a ninguém o controle de seu computador ou contas online."

Variações do mesmo boato também surgiram em outros lugares do mundo. Segundo o jornal britânico “Telegraph”, avisos similares pedem para que os usuários recusem convites de amizade de pessoas chamadas Bobby Roberts, Anwar Jitou, entre outros.

Mesmo que adicionar um perfil desconhecido não vá infectar seu computador, isso não é aconselhável em termos de privacidade, segundo o analista de segurança da Kaspersky Thiago Marques. “Aceitar um convite não é o suficiente para poder invadir a conta do Facebook. Independente disso, é importante que o usuário tenha a consciência de não adicionar pessoas que não conheça, pois ela poderá visualizar seu perfil e acompanhar seus posts”, afirma Marques.

A atenção precisa ser redobrada com links e anexos suspeitos enviados pelo Messenger ou por e-mail, mesmo quando vindos de pessoas conhecidas. Clicar em um link malicioso pode fazer com que a pessoa seja vítima de phishing, que é o roubo de dados pessoais por meio de mensagens falsas.

“Estes são os casos de ataques que mais encontramos hoje em dia, onde o usuário recebe um e-mail ou até mesmo uma mensagem pelo Messenger induzindo o usuário a clicar em um link. Neste caso, ele pode ser redirecionado para um phishing ou até mesmo para uma página possa chegar a infectar o dispositivo do usuário”, explica o analista.

É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!)

Por Cauê Fabiano, G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.